Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
EVENTO

Arapongas inaugura o Centro Esportivo Sebastião Delli Xavier

Os investimentos são da ordem de R$ 300 mil, com recursos do próprio município

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas inaugura o Centro Esportivo Sebastião Delli Xavier
AutorFoto: Prefeitura Municipal de Arapongas

Na manhã deste domingo (03), a Prefeitura Municipal de Arapongas entregou o Centro Esportivo Sebastião Delli Xavier, com a presença de lideranças, familiares e amigos do homenageado. O Centro Esportivo fica localizado na Rua Rouxinol, antigo Campo do Alvorada.

O local recebeu melhorias de terraplanagem, plantio de gramado, alambrado, pista de caminhada com iluminação em postes republicanos, reforma do vestiário, instalação de academia ao ar livre e outras melhorias. Os investimentos são da ordem de R$ 300 mil, com recursos do próprio município.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Vejo pessoas chorando aqui nesta manhã, mas são lágrimas de emoção e felicidade. É natural que assim seja, pois o Sr. Sebastião, o homenageado, estava aqui todos os domingos. Isso aqui era a vida dele e nós nos sentimos muito felizes em poder prestar a ele esta homenagem”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. “Na pessoa dele, queremos homenagear a família Xavier e os desportistas dessa região e da cidade como um todo”, acrescentou o prefeito.

Três filhos do homenageado fizeram uso da palavra: os vereadores Levi do Handebol, o Toxinha e o ex-vereador Wilson Xavier, o Professor Wilsinho. “Em 1997, ficamos muito tristes quando o prefeito da época mandou colocar aqui uma placa escrito 'Interditado'. Mas o que foi tristeza em 97 hoje se transforma num dia de muita luz e muita alegria com a inauguração deste espaço totalmente revitalizado”, afirmou Levi.

“Quando interditaram o Campo do Alvorada, fizeram uma grande injustiça e o desgosto vivido pelo meu pai acelerou os problemas de saúde dele”, afirmou Wilsinho, lembrando as dificuldades que Sebastião enfrentava para marcar os jogos com os times de toda a região, em uma época em que a comunicação ainda não era tão desenvolvida.

publicidade

Toxinha, por sua vez, chamou à frente os veteranos e veteranas do Alvorada, destacando as habilidades de cada um. Os três irmãos também chamaram à frente a viúva de Sebastião, Arlinda Alvina Xavier, e se emocionaram ao lembrar do irmão Aldeniz Aparecido Xavier, o “Tatá”, falecido recentemente, e que amava frequentar o campo nos domingos de futebol.

O evento também teve a presença do vice-prefeito Jair Milani, do presidente da Câmara, Rubens Franzin Manoel, secretários municipais, vereadores e outras lideranças.

O Homenageado

publicidade

Sebastião Delli Xavier nasceu no dia 10 de dezembro de 1933, na cidade de Piatã, no Estado da Bahia. Saiu do território baiano e passou por várias cidades até chegar em Arapongas. Coordenava um grupo de homens que trabalhavam nas fazendas em Cambira, Mandaguari, Marumbi, Astorga e região. Casou-se no dia 05 de maio de 1955 com Arlinda Alvina Xavier, no município de Jandaia do Sul e, após isso, mudou-se para Arapongas, onde constituiu uma família numerosa, tendo 11 filhos biológicos e 6 adotivos, 26 netos, 16 bisnetos e 1 tataraneta. Seus filhos são Cícero, Wilson, Genice Alvina (in memoriam), Milton (Toxinha), Adelniz (in memoriam), Ademar, Ademir, Geni, Cleonice, Nadir e Levi. Trabalhou na empresa Ibraco por muitos anos, saindo de lá em 1974 para montar o Bar Esporte, que comandou até 2004, quando faleceu. Atualmente o bar é comandando por seu filho Ademir.

Era tanto amor ao esporte que em 1972 fundou o Alvorada Futebol Clube, juntamente com Décio Simone e Dito Gordo, sendo que Justino Amaral foi o técnico que mais venceu com a equipe. Tinha também um grande incentivo e apoio de sua esposa, inclusive liderando a torcida com várias mulheres da comunidade.

O campo era de terra e duas traves e, com o passar dos anos, com aceitação do time pela comunidade, o ex-prefeito Waldyr Pugliesi presenteou com o gramado e o ex-prefeito Toninho Grassano fez o alambrado e o vestiário. O Alvorada FC foi a equipe que mais títulos venceu no futebol amador de Arapongas, chegando em algumas ocasiões a representar a cidade na Taça Paraná, maior competição do Estado.

publicidade


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline