MAIS LIDAS
VER TODOS

Novidade

Arapongas e IFPR inauguram laboratório de software e hardware

A solenidade será na terça-feira (29), às 09h30, na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira

Da Redação

·
Inauguração do Laboratório de Software e Hardware WASH
Icone Camera Foto por Divulgação
Inauguração do Laboratório de Software e Hardware WASH
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2025, 14:19:14 Editado em 25.07.2025, 14:19:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado Arapongas, convidam para a inauguração do Laboratório de Software e Hardware WASH. A solenidade será na terça-feira (29), às 09h30, na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira.

📰 LEIA MAIS: Apucarana realiza capacitação de servidores em Inteligência Artificial

continua após publicidade

“É um projeto de tecnologia voltada para hardware e software chamado projeto WASH. Para desenvolvê-lo, nós conseguimos, em parceria com o Instituto Federal, 20 computadores, e um instrutor que vai estar junto com os alunos, desenvolvendo no contra turno da escola Albor esse trabalho” , detalha o secretário de Educação, Lino Batista de Oliveira. “A importância de um projeto tecnológico como esse é que a gente introduz as crianças dentro do que já é uma das exigências dos parâmetros curriculares, que é justamente desenvolver as competências e habilidades vinculada ao tema da tecnologia”, destaca o secretário. “Com esse projeto, juntamente com o projeto de robótica que precisamos dar continuidade no município, nós vamos preparando os nossos estudantes para que eles tenham cada vez mais condições de serem inseridos, de serem alfabetizados nesse mundo digital, nesse mundo tecnológico. Isso vem a somar para aperfeiçoarmos essa nova alfabetização tão necessária no mundo de hoje, que é alfabetização digital, tecnológica”, enaltece.

PARCERIA

Em Arapongas, o coordenador geral do projeto é o professor Luciano Rudnick. “No início deste ano, nós apresentamos o projeto para o atual secretário de Educação de Arapongas, o padre Lino, e tivemos o acordo firmado para a implantação do primeiro laboratório WASH na cidade de Arapongas. Foi escolhida a Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira para ser a primeira que vai receber as iniciativas do projeto”, comenta o diretor-geral do IFPR Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento. “Na escola, foi montado um laboratório de informática, com máquinas e computadores cedidos pelo Instituto Federal do Paraná. A escola também providenciou a reforma do espaço, as adequações elétricas, e deixou a sala em ordem para que pudesse começar o programa. Então, através da seleção de bolsistas, que foi feita através de um edital aberto, foram selecionados os tutores, que irão ficar com essas turmas de criança durante as tardes, no contra turno, dando as instruções do projeto e da capacitação”, pontua.

continua após publicidade

“É um projeto que tem uma duração média de seis meses para cada turma, podendo evoluir para mais tempo, conforme a necessidade. Então, através desse formato, as crianças do município, lá na escola Albor Pimpão, começarão a ter introdução à programação, software e hardware. É uma iniciativa boa, porque estimula, desde esse momento inicial da infância, que a criança se envolva com a computação de uma forma mais organizada e inteligente, não ficando apenas refém de celulares, redes sociais e jogos, mas a criança aprende de maneira sistêmica, organizada, como que funcionam os computadores. Elas aprendem um pouco da programação, um pouco da montagem, da desmontagem dos computadores. E isso já vai estimulando para que ela possa estar atuando cada vez mais nessa era digital. É um programa muito interessante”, destaca.

“Inclusive, recentemente, através da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, ele está se tornando um programa de governo, e a intenção do secretário Alex Canziani é poder levar esse projeto para o maior número possível de municípios dentro do Estado do Paraná. E, com certeza, em breve a gente vai ter um avanço significativo no projeto. Então, é uma grande parceria que envolve o Instituto Federal do Paraná, o projeto WASH e também as demais esferas de governo. Com isso, a gente espera ter resultados muito bons”, finaliza.

WASH

continua após publicidade

O projeto WASH, Workshop dos Aficionados por Software e Hardware, é uma iniciativa que começou em 2013, em Campinas, no Instituto Federal de São Paulo. O projeto visa levar para crianças do ensino fundamental a introdução, a programação, desenvolvimento de software, análise de dados, inteligência computacional. Enfim, é uma forma de estimular a programação desde a infância. Esse projeto é inspirado no modelo de Harvard, que já teve repercussão mundial.

Desde então, o projeto veio crescendo, se desenvolvendo, e já chegou a vários estados do Brasil. No Paraná, já são vários municípios contemplados com o projeto, através de uma parceria, através do IFPR, com a coordenação geral do programa, com o governo do estado e também governo federal. Grande parte dos recursos que são enviados para poder manter o projeto funcionando vem da deputada federal Luísa Canziani.

continua após publicidade

Segundo o site do IFPR, a proposta utiliza abordagens inovadoras, convergências das metodologias ativas e do Steam (Science, Engineering Technology, Arts, Mathematics) e da Ciência Cidadã com foco em iniciação científica, pesquisa e orientação a projetos em escolas como recursos para o processo de ensino-aprendizagem.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

SERVIÇO

continua após publicidade

Inauguração do Laboratório de Software e Hardware WASH

Terça-feira, 29

09h30

Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira

Rua Codornix, nº 290 - Jardim Lorena

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas e IFPR inauguram laboratório de software e hardware"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!