Arapongas é contemplada com ambulância com UTI do Governo do Paraná
Cerimônia de entrega ocorreu em Curitiba na quarta-feira, 03
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Arapongas foi um dos municípios contemplados com uma ambulância equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, entregue em cerimônia conduzida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quarta-feira (3). No total, são 150 veículos que compõe a nova frota que vai ampliar a capacidade de resposta dos municípios e modernizar os serviços pré-hospitalares. A aquisição se deu com investimento de R$ 82,5 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Prefeito Rafael Cita foi representado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Arruda. “Trata-se de mais um reforço que chega para agregar ainda mais a nossa rede de atendimento para poder ofertar um serviço cada dia melhor para a população”, frisa o secretário.
-LEIA MAIS: Vídeo mostra suspeito furtando fiação de decoração natalina no PR
Nesta etapa inicial, 100 ambulâncias foram entregues para municípios que já contam com Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para locais considerados potenciais de expansão do serviço e também para unidades próprias do Estado. As outras 50 unidades serão repassadas nos próximos dias, completando o pacote anunciado pela Sesa de reforço para a estrutura de urgência e emergência em todas as regiões do Estado.
“Hoje é uma entrega histórica para o Paraná. É o maior reforço da história com UTIs móveis. Estamos entregando ambulâncias totalmente equipadas, muito mais avançadas que as convencionais, e que garantem saúde e segurança no primeiro atendimento, seja num acidente de trânsito, num infarto ou numa emergência dentro de casa. É um motivo de muita alegria”, pontuou Ratinho Junior.
O governador enfatizou a dimensão da entrega realizada nesta quarta-feira. “Hoje o Samu tem um total de 65 ambulâncias UTI, as chamadas ambulâncias alfa. Só nesta entrega estamos colocando à disposição 150 unidades, mais do que o dobro do que existe em circulação. Vamos para 215 ambulâncias alfa atendendo a população em todo o Estado”, enalteceu.
O secretário da Saúde, Beto Preto explicou que a entrega integra a estratégia de descentralização da Saúde adotada desde 2019, com foco no fortalecimento da frota municipal e da rede de urgência e emergência. “Agora, mais um reforço de urgência e emergência, com ambulâncias totalmente equipadas, similares às de suporte avançado, para servir como backup ou atuar de forma integrada onde já existe o Samu”, detalhou.
De acordo com o secretário, parte da frota será destinada aos hospitais. “São 24 ambulâncias que vão compor os nossos hospitais: sete para o Complexo do Trabalhador, 13 para a Fundação Estatal e mais uma para cada hospital universitário do Estado. É um trabalho que não para, sempre trazendo novos veículos para situações de emergência”, destacou.
Veículos
Com valor unitário de R$ 550 mil, as ambulâncias são equipadas com tecnologia avançada e estrutura completa para atuação como UTIs móveis. Cada veículo acompanha ventilador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro portátil, bomba infusora, aspirador portátil e cadeira de rodas, que permitem que os municípios qualifiquem salas de estabilização e aprimorem o atendimento pré-hospitalar. Entre as inovações, destaca-se o acesso lateral aos cilindros de oxigênio, que facilita o manejo e melhora o fluxo de trabalho das equipes.
A nova frota ainda terá papel estratégico no Verão Maior Paraná 2025/26, com veículos destinados ao atendimento no Litoral e nas praias de água doce do Noroeste. O reforço busca garantir um verão mais seguro para moradores e turistas, especialmente nos períodos de maior circulação.
Presenças
Também participaram da entrega o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário das Cidades, Guto Silva; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Cesar Neves; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi; o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri; a vice-presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, deputada estadual Márcia Huçulak; os deputados estaduais Soldado Adriano José, Adão Litro, Alexandre Amaro, Wilmar Reichembach, Luiz Fernando Guerra, Alisson Wandscheer, Flávia Francischini e Fábio Oliveira; e prefeitos de todas as regiões.
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline