Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ACORDO JUDICIAL

Arapongas consegue apoio para destravar obras do Contorno Viário

O objetivo é que o apoio da PGE reforce o pedido do município e que, dessa forma, a concessionária seja intimidada o quanto antes pela Justiça

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas consegue apoio para destravar obras do Contorno Viário
AutorO encontro ocorreu nessa terça-feira (4) - Foto: Divulgação/Prefeitura de Arapongas

O prefeito Sérgio Onofre, o procurador jurídico Rafael Cita e o deputado estadual Tiago Amaral estiveram nesta terça-feira (04) com a procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, para tratar sobre a paralisação das obras do Contorno Viário de Arapongas. O procurador entregou documentos com a autorização dos proprietários de dois lotes remanescentes.

Com base no acordo judicial, o prazo de conclusão da obra do contorno é de dois anos, a partir do momento em que a concessionária tiver autorização para imissão na posse de todas as áreas necessárias para execução da obra. A concessionária se apoia na discussão jurídica sobre as desapropriações para justificar o atraso na obra.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Conseguimos a autorização dos proprietários de dois lotes que nós, por conta própria, descobrimos que ainda faltavam. No entendimento do município de Arapongas, a Viapar tem dois anos a partir de agora para entregar a obra pronta sob pena de multa”, comenta o procurador.

Ele fez um balanço positivo da reunião na PGE. “A procuradora frisou que a PGE tem total interesse no cumprimento do acordo e que vai se empenhar para que a obra aconteça”, destacou Rafael Cita.

O prefeito Sérgio Onofre solicitou à procuradora-geral que a PGE se manifeste no processo, endossando a documentação que foi entregue pelo município de Arapongas. O objetivo é que o apoio da PGE reforce o pedido do município e que, dessa forma, a concessionária seja intimidada o quanto antes pela Justiça para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

publicidade

- LEIA MAIS: IDR organiza reuniões para incentivar produção de frutas em Arapongas

“O procurador descobriu que a Viapar não tinha notificado dois proprietários. Então, ele próprio foi atrás, pegou a autorização dos proprietários e nós trouxemos à PGE, que é titular do acordo. Com a gente está o deputado Tiago Amaral, que participou desde a primeira reunião, em 2017, para conseguirmos essa obra tão sonhada para o município de Arapongas”, afirmou Sérgio Onofre.

“A anuência está de posse do Governo do Estado. Agora a Procuradoria pode cobrar do Judiciário que inicie a contagem do prazo para execução da obra. Não adianta dizer que está fazendo a obra. O cronograma está totalmente extrapolado. Agora depende apenas do Poder Judiciário cobrar a retomada da obra pela concessionária”, acrescentou Tiago Amaral.

publicidade

ACORDO - A obra estava prevista no antigo contrato de pedágio e deveria ter sido concluída mesmo após o fim da concessão por conta de um acordo judicial entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e a concessionária Viapar.

O acordo foi homologado pela Justiça Federal ainda em 2021, com parecer favorável do Ministério Público Federal, e previa conclusão das obras em dois anos, portanto, no final de 2023. Com extensão de 10 quilômetros, a obra do contorno viário inclui pistas duplas e acostamento em toda extensão, tendo início na BR-369, KM180+000 (praça de Pedágio) e fim na BR-369, KM189+000 (início da duplicação), contemplando seis viadutos, num investimento final de mais de R$ 100 milhões.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline