Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
RECONHECIMENTO

Arapongas conquista selo diamante em transparência pública

Cidade agora atinge o mais alto nível de transparência, com avaliação de 95% a 100%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas conquista selo diamante em transparência pública
AutorArapongas alcançou Selo Diamante de Transparência Pública - Foto: Reprodução

Em 2024, a Prefeitura de Arapongas alcançou o Selo Diamante no Radar da Transparência Pública. Anteriormente classificada no nível elevado/intermediário, a cidade agora atinge o mais alto nível de transparência, com avaliação de 95% a 100%. O selo é instituído pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracon) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

-LEIA MAIS: Direito e Ciência da Computação são cursos mais concorridos da Unespar

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“A transparência na administração pública é um direito do cidadão e um dever do gestor público e de toda a equipe. Cumprimentamos todos os servidores que participaram dessa etapa de avaliação, fechando nosso mandato com uma conquista tão importante”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.

Para o secretário Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública, Henrique Filetti, esse marco reflete um trabalho intenso e coordenado para garantir um governo mais aberto, acessível e responsável. “Além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação concreta que possibilita a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Para controlar, é preciso ter acesso às informações e saber com clareza como o dinheiro arrecadado com impostos é gasto pelos órgãos públicos”, afirma Filetti. Ele frisa que se trata de um esforço conjunto de diversas secretarias municipais, o que foi fundamental para transformar essa visão em realidade.

A Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública foi responsável pela supervisão e orientação de todos os setores envolvidos na avaliação da transparência pública. As principais secretarias avaliadas são: Secretaria de Administração (Diretoria de Tecnologia e Informação), que implementa sistemas e tecnologias para facilitar o acesso aos dados; Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Ippasa (Instituto de Previdência e Pensões dos Servidores Municipais de Arapongas), Secretaria de Finanças, Secretaria de Obras e Secretaria de Planejamento. Filetti explica ainda que os níveis de transparência do Radar da Transparência Pública vão de “Inexistente” a “Diamante”.

publicidade

“Nossa cidade agora está no topo da classificação. Isso significa um compromisso de 95% a 100% em transparência, oferecendo à população uma visão completa das ações e investimentos da Prefeitura. Um compromisso assumido lá atrás pelo prefeito Sérgio Onofre, que deixa como legado um governo transparente e de fácil acesso a todos”, finaliza Filetti.



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline