Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
CÂMARA DE VEREADORES

Arapongas aprova projeto de conscientização contra doação de esmolas

Campanha “Construa futuros, não sustente passados” busca sensibilizar a população sobre os efeitos negativos da prática de dar esmolas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas aprova projeto de conscientização contra doação de esmolas
Autor "Queremos, através de campanha, conscientizar sobre os impactos negativos desta prática", diz o autor do projeto - Foto: TNOnline/Louan Brasileiro

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou na sessão desta segunda-feira (17), Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Grassano, que institui a Campanha Permanente de Conscientização intitulada “Construa futuros, não sustente passados”, cujo objetivo, segundo seu autor, é o de sensibilizar a população sobre os efeitos negativos da prática de dar esmolas e incentivar a orientação para a busca de alternativas mais eficazes para apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

?? LEIA MAIS: "Guerra dos bonés" na política movimenta fábricas em Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp

“Nossa intenção, ao contrário do que alguns possam pensar, não é o de proibir a esmola - não temos esse poder e, mesmo se tivesse, não o faríamos. Queremos, através de campanha, conscientizar sobre os impactos negativos desta prática. Ao mesmo tempo, incentivar o direcionamento de doações para iniciativas que promovam a inclusão social”, disse o vereador.

Ainda de acordo com a proposta aprovada, a campanha visa esclarecer os impactos negativos da prática de dar esmolas, que muitas vezes acabam por perpetuar o ciclo de pobreza e exclusão social, além de alimentar o vício em substâncias ilícitas e lícitas, como o álcool e outras drogas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tais práticas não só mantêm o indivíduo preso à marginalização e ao vício, mas também incentivam a dependência, desmotivando a verdadeira ressocialização e a reintegração dessas pessoas ao convívio social. É importante ressaltar que o município já oferece suporte adequado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, especialmente com o Centro POP, que desde 2024 vem disponibilizando um Abrigo Emergencial para a população em situação de rua”, reforça Paulo Grassano.

A adesão a esse serviço, entretanto, tem sido aquém do esperado, devido, principalmente, à resistência de algumas pessoas em aceitar as regras do local, como a proibição do consumo de drogas e álcool, além das orientações para convivência social e organização do espaço.

“Diante disso, a criação desta campanha visa aumentar a adesão da população à assistência oferecida pelo município, através da conscientização sobre a importância de direcionar as doações para formas de apoio que possibilitem a recuperação, reintegração e capacitação da pessoa em situação de rua”, observa o vereador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paulo Grassano acredita que a ampla divulgação da campanha, por meio das redes sociais da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos vereadores, será fundamental para alcançar o maior número possível de cidadãos, promovendo a mudança de comportamento em relação ao ato de dar esmolas.

“Essa medida não só visa conscientizar, mas também fortalecer o trabalho do poder público, impulsionando ações que garantam a reintegração social das pessoas em situação de rua de forma mais eficaz, humana e estruturada”, finaliza.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline