Arapongas lançou nesta segunda-feira, 25, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres”, movimento internacional que traz como principal objetivo o engajamento e estratégias na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. O ato aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), contando com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do secretário de Segurança, Paulo Argati, da secretária de Governo, Lúcia Golon, da vice-prefeita eleita, Édina Kummel, esposa do prefeito eleito Rafael Cita, Gabriela Dezam Cita, da vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher, Meyre Farias e demais autoridades.
-LEIA MAIS: Condomínio do Idoso de Arapongas será entregue em janeiro
Com a proposta de fortalecer e ampliar a conscientização no combate à violência contra mulheres, serão desenvolvidas diversas ações, como palestras e atividades educativas que devem envolver toda a população. A mobilização conta com os esforços da GMA – Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Polícia Civil – Delegacia da Mulher, demais Forças de Segurança, Poder Judiciário e secretarias coligadas. “Arapongas tem uma rede de apoio e proteção às mulheres que vem se fortalecendo cada vez mais. Desta forma, vamos intensificar importantes ações que promovam a conscientização e luta pelo fim da violência”, disse o secretário da pasta, Paulo Argati.
A vice-prefeita eleita, Édina Kummel, também ressaltou a relevância de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das mulheres. “ Estamos todas e todos aqui para o início desse movimento tão importante. A mulher jamais deveria sofrer qualquer tipo de violência, mas sabemos que a realidade é outra. Por isso, ações efetivas devem ser desenvolvidas, envolvendo toda a sociedade”, enfatizou.
O prefeito Sérgio Onofre reiterou sobre a atuação da gestão municipal em prol das mulheres araponguenses. “Ao longo desses oito anos, ampliamos e fortalecemos a rede de apoio especializada na proteção das mulheres. É inaceitável que mulheres e meninas sejam vítimas de violência. Vamos continuar atuando na prevenção e combate”, salientou.
AGENDA
No próximo dia 03, a Sestran e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – e apoio das demais secretarias municipais, vão realizar a ação “Arapongas em Ação, violência Não”, na Estação Cultural Milene, das 9h às 16h. A oportunidade vai reunir diversos serviços gratuitos, entre eles, atendimentos em saúde, estética, orientações sobre empreendedorismo, atividades de conscientização, recreação e também a presença do Ônibus Lilás – serviço do Governo do Paraná com diversos atendimentos, além de orientações e apoio às mulheres que buscam informações sobre os mecanismos de defesa em situações de risco.
As demais ações da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres” serão informadas nos próximos dias.
HOMENAGEM
Ainda na oportunidade, a vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher, Meyre Farias foi homenageada pelos serviços prestados em prol da defesa dos diretos das mulheres de Arapongas. “É uma honra poder atuar também na defesa de nossas mulheres”, disse.
VEÍCULOS
Após a abertura da campanha, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, fez a entrega de dois novos carros para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. O primeiro deles, uma caminhonete Fiat Strada (R$ 109.000,00 – viabilizados por meio de emenda do deputado estadual Tiago Amaral). E o segundo, uma caminhonete Fiat Toro (R$ 250.000,00 – viabilizados pelo deputado federal Pedro Lupion). Conforme Argati, um dos carros será destinado para o patrulhamento em áreas rurais e o outro para a Central de Monitoramento. “Arapongas mais uma vez fortalecendo o trabalho em prol da segurança”, finalizou.
Participaram também a chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Deise Tokano, a delegada chefe da Delegacia da Mulher de Arapongas, Dra. Camila Costa, delegado chefe da 22º Subdivisão de Arapongas, Dr. Maurício de Camargo, diretora da Sestran, Michele de Oliveira, subcomandante da 7ª CIPM, capitão Kelly Matias, secretária da Assistência Social, Terezinha Canassa, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Marisa Bazana, conselheira tutelar, Michele Miguel, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, GM Michele Zanin, a Sacerdotisa Ìyálorisa Joilda Ti Osùn- Joilda Pereira de Jesus - representando as entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana de Arapongas e demais autoridades.
Deixe seu comentário sobre: "Arapongas abre campanha pelo fim da violência contra as mulheres"