Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
TRÂNSITO

Após acidentes, Arapongas orienta sobre patinetes elétricos e scooters

Segundo a Secretaria de Trânsito, muitos condutores não utilizam equipamentos obrigatórios e desrespeitam a sinalização

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Após acidentes, Arapongas orienta sobre patinetes elétricos e scooters
AutorNúmero de patinetes elétricos e scooters aumentou na cidade - Foto: REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Arapongas, no norte do Paraná, divulgou nesta terça-feira (18) um vídeo com orientações sobre as normas de trânsito para o uso do patinete elétrico e scooters, após o registro de acidentes envolvendo os veículos na cidade. Assista ao vídeo no fim do texto.

- LEIA MAIS: Bicicletas motorizadas entram na mira da PM; veja irregularidades

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As informações são repassadas pelo secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, que notou um grande aumento no número destes veículos na cidade e, consequentemente, na quantidade de acidentes. Somente neste ano já foram registrados três acidentes envolvendo patinetes elétricos. "Alguns acidentes tiveram natureza grave", acrescenta.

Conforme Argati, a a resolução nº 996/2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor em 15 junho de 2023, atualizou a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes elétricos e skates.

Para condução do patinete elétrico são necessários equipamentos obrigatórios como indicador de velocidade até 32 km/h, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral. Não há necessidade de emplacamento e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pilotar o equipamento.

publicidade

A bicicleta elétrica deve conter indicador de velocidade até 32 km/h, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores e pneu em boas condições de segurança. Não é necessário registro, emplacamento e CNH.

Já a scooter necessita ter espelhos retrovisores, farol dianteiro nas cores amarela ou branca, lanterna traseira na cor vermelha, velocímetro, buzina e pneus em ótimas condições. É obrigatório registro e emplacamento junto ao Detran e CNH nas categorias A ou ACC.

A resolução entrou em vigor no dia 1° de julho de 2023 com prazo até 31 de dezembro de 2025 para a regularização por parte dos proprietários de ciclomotores.

publicidade

"Portanto, os proprietários devem procurar o órgão de trânsito para fazer a regularização", assinala Argati.

O secretário também chama a atenção dos condutores que estão desrespeitando a sinalização. "Infelizmente uma grande parte dos condutores não pilotam de forma adequada, não respeitam a sinalização e não andam com equipamentos obrigatórios como por exemplo o capacete", afirma.

Assista ao vídeo:

publicidade


tnonline



publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline