Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
EDUCAÇÃO

Alunos de Arapongas aprendem técnicas de reanimação cardiopulmonar

O secretário da Educação, Padre Lino, comentou que a iniciativa fortalece o sistema educacional do município

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alunos de Arapongas aprendem técnicas de reanimação cardiopulmonar
AutorO treinamento é feito pela equipe composta pelo Dr. Lucas de Oliveira Sassi - Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE ARAPONGAS

Buscando ampliar os horizontes dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e com o apoio da Secretaria de Saúde, tem aplicado nas Escolas Municipais um projeto que ensina e instrui os estudantes sobre a ressuscitação ou reanimação cardiopulmonar – técnica importante para salvar vidas.

?? LEIA MAIS: Prefeitura de Arapongas recebe 2 mil testes rápidos de dengue

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O treinamento é feito pela equipe composta pelo Dr. Lucas de Oliveira Sassi – coordenador médico das Unidades Básicas de Saúde e doutorando da UNIFESP, e estudantes do 6º ano de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Unicesumar. “Ensinamos sobre a importância da ressuscitação cardiopulmonar precoce realizada por leigos e como isso pode ser importante para salvar uma vida”, diz o Dr. Lucas Sassi.

O projeto faz parte de um estudo de Doutorado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A proposta é levar os resultados para a Circulation, maior revista de cardiologia do mundo, e divulgar os resultados no Ressuscitation - Congresso Mundial de Ressuscitação Cardiopulmonar Anual 2025, com duração de três dias, em Rotterdam (Holanda).

O secretário da Educação, Padre Lino, comentou que a iniciativa fortalece o sistema educacional do município, com um aprendizado que será sempre útil para a vida de cada estudante. “Já é uma metodologia de ensino aplicada em escolas fora do país e vem para enriquecer. Um projeto educativo e sanitário e que demonstra que a educação está para muito além do que a sala de aula pode oferecer”, declarou.

publicidade

TREINAMENTO

Segundo o Dr. Lucas Sassi, após a orientação e o treinamento os alunos são testados por oito minutos, tempo médio no mundo que um Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência leva para chegar ao local, realizando assim a ressuscitação cardiopulmonar em um tronco de compressão com dispositivo de feedback - que avalia a qualidade da ressuscitação de cada aluno.

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

publicidade

Conforme os alunos realizam a ressuscitação, a equipe faz correções pontuais nos erros. Ao final, é ensinado como usar o Desfibrilador Externo Automático (DEA). Também é avaliada a capacidade de cada um ao manejar o aparelho de simulação. Depois, é feita a emissão de um certificado de treinamento pela Associação Médica Brasileira. “O objetivo final é descobrir qual a idade mínima que podemos começar a ensinar RCP nas escolas e, por conseguinte, levarmos o treinamento às crianças”, encerrou Sassi.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline