Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Município reforça patrulhamento em prédios públicos após arrombamentos, em Arapongas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Município reforça patrulhamento em prédios públicos após arrombamentos, em Arapongas
AutorGuarda Municipal encontrou uma das portas arrombadas e todos os objetos dos armários jogados no chão no CMEI Julia Chiappinn. - Foto: Reprodução

Em menos de uma semana, Arapongas registrou 3 casos de invasão a prédios públicos, todos do setor da Educação. Dois casos aconteceram em Centros de Educação Infantil (CMEIs), onde um deles teve diversos objetos furtados, e outro em uma escola municipal. A Secretaria de Segurança do município informou que irá reforçar os patrulhamentos noturnos.

Na última sexta-feira (03), o CMEI Esther Otero Mello, que fica no Conjunto Águias, foi alvo de vandalismo. Nada foi levado, porém muitos danos foram causados no interior do prédio.

Já na última segunda-feira (06), foi a vez do CMEI Julia Chiappinn, localizado na Vila Araponguinha, ser arrombado durante a noite.A Guarda Municipal (GM) esteve no local, encontrou uma das portas arrombadas e todos os objetos dos armários jogados no chão. Os invasores levaram diversos eletrodomésticos, além de alimentos e toda a carne da merenda das crianças que estava no freezer.

Nesta quarta-feira (08), a escola municipal Getúlio Vargas, localizada na Rua Faisão, teve o portão de acesso ao setor de lavanderia arrombado. O cadeado estava estourado e a porta que dá acesso a cozinha estava com a fechadura danificada, porém, os ladrões não conseguiram entrar no prédio. Um vigia que trabalha no local disse que realizou rondas durante a madrugada e que durante seu turno, não havia ocorrido o dano.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Arapongas Paulo Sergio Argati, essa época do ano é propícia para a ação dos marginais, mas um reforço no efetivo que realiza o patrulhamento dos prédios públicos já está sendo providenciado. “Chegando a época do recesso, com fechamento dos prédios públicos da área de educação, aumentam esses casos, embora a gente tenha intensificado a presença dos agentes de segurança nesses locais”, explicou o secretário.

Para conter essa onda de arrombamentos, Argati afirma que foram realocadas equipes da Guarda Municipal para fazer patrulhamento nestes locais, principalmente durante a noite e madrugada, até que o sistema de monitoramento com câmeras e alarmes sejam instalados.

“Estamos com orçamentos prontos para instalação de câmeras e alarmes ainda no primeiro semestre deste ano, que devem cobrir em 80% os prédios públicos do município. Temos hoje mais de 40 prédios monitorados, onde nunca houve vandalismo ou furto. Acreditamos que com a ampliação da rede de monitoramento, essas práticas devem diminuir ainda mais”.


Calendário escolar não será afetado

De acordo com o secretário municipal de Educação professor Luiz Roberto dos Santos, o “Peta”, o início das aulas não será prejudicado pelo ocorrido. “Já estamos realizando todos os reparos necessários nos locais prejudicados, e mantemos o início do nosso calendário escolar para o dia 05 de fevereiro”, afirmou.

Santos lamenta as invasões e conta que o prejuízo estimado em um dos locais mais destruídos, chega a R$ 20 mil. “No CEMEI da Vila Araponguinha levaram tudo, desde os computadores aos alimentos. Todas as portas foram arrombadas e destruídas, os reparos ali vão chegar aos 20 mil reais. O que nos entristece, é que muitas vezes, são pessoas da própria comunidade que realizam esses furtos e vandalismo, alguns podem até ter filhos, irmãos ou sobrinhos estudando ali. É muito triste”, lamenta o secretário.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline