Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’
Autor Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’ - Foto: CalendáriodoPis/Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Um armário no Instituto de Identificação de Apucarana encontra-se abarrotado de documentos de Identidade que não foram retirados nos últimos anos. Somente em 2017 foram gerados 6,3 mil novos registros gerais (RGs). Deste total, 337 ainda não foram retirados, o que corresponde a 5,3%. 

Porém, nas gavetas do instituto há documentos muito mais antigos. Por mês, a unidade de Apucarana emite cerca de 573 RGs. O tempo médio de espera para conseguir ser atendido é de uma semana.Em Arapongas, a situação e bem semelhante. Neste ano, o órgão emitiu 5.291 RGs, sendo que 258 ainda não foram retirados, o que corresponde a 4,8% do total emitido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Um levantamento recente da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) apontou que mais de dez mil RGs emitidos em Curitiba e Região Metropolitana, desde 2012, não foram retirados.Ainda de acordo com a Sesp, por dia, cerca de dez mil pessoas acessam o site do Instituto de Identificação do Paraná para tentar dar entrada no pedido, mas são disponibilizadas apenas 500 vagas, o que gera fila de espera. 

Porém, 30% que conseguem marcar o atendimento acaba não comparecendo às unidades no dia e hora marcados. A solicitação do documento de Identidade é feita via internet. O usuário agenda a data e o horário que poderá comparecer ao Instituto de Identificação mais próximo. A primeira via não tem custo. 

Valores de taxas
Já a segunda via da carteira de identidade tem uma taxa de R$ 28,49 e a segunda via com retificação de dados tem um custo de R$ 33,24.Atualmente, quem faz a carteira de identidade tem cinco anos para retirar, porém a Sesp pretende reduzir este prazo para um ano. Após esse período, os documentos são incinerados para garantir que não haja qualquer desvio de finalidade.  (VANUZA BORGES)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV