10 lugares para conhecer em Arapongas
Roteiro especial celebra os 78 anos da cidade dos passarinhos

Mais conhecida nacionalmente pelo seu polo moveleiro, Arapongas (PR) guarda em seus bairros, praças e monumentos uma riqueza cultural e histórica que vai muito além da indústria. De colônias tradicionais a parques urbanos, a cidade oferece atrativos que contam a trajetória de seus moradores e encantam visitantes. Neste roteiro especial, em homenagem aos 78 anos da cidade, destacamos 10 lugares e eventos que ajudam a entender o que torna Arapongas única.
LEIA MAIS: Bazana entrega motocicletas para reforçar a segurança de Arapongas
01. Colônia Esperança
Fundada por imigrantes japoneses em 1935, antes mesmo de Arapongas ser criada, é reconhecida como a única comunidade japonesa católica do Brasil. Ao longo das décadas, cresceu com base na agricultura, especialmente na produção de ovos e abacate, e se fortaleceu com a construção do Mosteiro Sagrado Coração de Jesus. A igreja é considerada uma das mais bonitas do município, devido aos detalhes arquitetônicos, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus emoldurada em estilo barroco, e do arvoredo ao seu redor. Para marcar os principais produtos da Colônia, foi criada a Festa do Ovo e do Abacate, que todos os meses de agosto atrai centenas de pessoas de Arapongas e região, com praça de alimentação, programação cultural e eventos técnicos voltados para produtores.

02. Trópico de Capricórnio
Há duas linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul: ao norte, o Trópico de Câncer, enquanto ao Sul, se localiza o Trópico de Capricórnio. Arapongas é uma das cidades paranaenses cortadas pela linha imaginária do Trópico de Capricórnio. Na década de 1980, até mesmo um monumento foi construído às margens da BR-369, entre o município e o distrito de Aricanduva para sinalizar o local. Vale uma foto com os pezinhos bem em cima da linha para mostrar para a família e amigos.

03. Praça da Saudade
Mais conhecida como Praça do Cemitério, devido a sua localização, a Praça da Saudade é um lugar muito frequentado pelos araponguenses, tanto por quem quer praticar exercícios quanto por aqueles que desejam passear com a família e os cachorros, tomando um caldo de cana. O local conta com uma pista de caminhada, quadra de areia, parquinho infantil e Academia da Terceira Idade (ATI). Não à toa, a Praça da Saudade é frequentemente escolhida para a realização de vários eventos, como o encerramento da 10ª edição do Festival de Todas as Artes de Arapongas (Festar), no último dia 05.

04. Feira de domingo
Quem nunca saiu de uma balada e foi direto comer um pastel na feira de domingo em Arapongas que atire a primeira pedra. A tradicional feira livre, realizada no entorno do Ginásio Municipal Luiz Augusto Zin, começa a ser montada nas primeiras horas da madrugada e se estende até o início da tarde. Lá, se encontra desde frutas, hortaliças e café moído na hora a roupas, brinquedos e antiguidades. E, em meio ao vai e vem das barracas, não é raro encontrar alguém cantando uma moda de viola.

05. Estação Ferroviária
Verdadeiro patrimônio cultural e histórico do município, a antiga Estação Ferroviária de Arapongas foi inaugurada em janeiro de 1941, devido à chegada do primeiro trem na cidade. A estrutura funcionou como estação de passageiros até a década de 1960, sendo reativada como Museu Histórico em 1977. Após uma revitalização, que preservou as principais características arquitetônicas, o prédio passou a abrigar a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle).

06. Igreja Matriz
Construída no ponto central de Arapongas, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, conhecido popularmente como Igreja Matriz, é um dos principais cartões-postais da cidade. Imponente, a estrutura domina a paisagem da Avenida Arapongas e chama a atenção pelas grandes dimensões, pela altura e pela localização. Carregada de molduras, curvas e simetria, o Santuário possui o genuíno aspecto de um edifício sacro com uma linha tênue entre o estilo barroco e neoclássico, sendo ponto de encontro de fiéis e visitantes.

07. Parque dos Pássaros
O Parque Municipal dos Pássaros é a escolha certa para quem pretende relaxar e curtir a natureza. Localizado próximo ao centro de Arapongas, o complexo ambiental conta com mais de 70 mil metros quadrados, três lagos represados com a presença de vários animais, como patos e tartarugas, e trilhas para caminhadas.

08. Parque das Nações
Inaugurado em junho de 2004 e ocupando uma reserva de mais de 170 mil metros quadrados, o Parque das Nações é responsável por interligar a zona leste ao centro da cidade. Ele também é palco de vários eventos, como o Rock no Parque e o mais famoso deles, o espetáculo “A Paixão de Cristo”, idealizado e desenvolvido pelo grupo teatral Mãe do Céu, com o apoio da Prefeitura Municipal. A apresentação religiosa conta com cerca de 700 participantes, todos voluntários, e reúne um público de milhares de pessoas.

09. Esculturas de passarinhos
Quem mora ou passa pelo município, com certeza já se deparou com alguma escultura de pássaro instalada em pontos estratégicos da cidade. Criadas pelo artista plástico Cleir Ávila Ferreira Júnior, as obras reforçam o apelido de “Cidade dos Passarinhos” dado a Arapongas. Cada uma delas representa uma espécie de pássaro e estão localizadas em suas ruas de referência, como uma andorinha e um flamingo.

10. Praça Mauá
A Praça Doutor Júlio Junqueira, mais conhecida como Praça Mauá, foi a primeira a ser construída em Arapongas. Datada da década de 1940, ela é considerada o ponto de partida para o traçado urbano da cidade, elaborado pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná. O local, que leva o nome do primeiro prefeito eleito do município, permanece como um dos marcos históricos mais importantes de Arapongas.
