Vinteoitinha movimenta centro de Apucarana e abre Prova 28 de Janeiro
São mais de 1,2 mil inscritos na Vinteoitinha, destinada a atletas até 17 anos de idade
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiro foi aberta na manhã deste sábado (31) com a Vinteoitinha em Apucarana (PR). Tradicional corrida de rua realizada pela Secretaria Municipal de Esportes em comemoração ao aniversário de Apucarana e uma das mais tradicionais do Brasil, a edição deste ano será a maior da história, com 5.723 no total.
-LEIA MAIS: Prova Pedestre altera trânsito no centro de Apucarana neste sábado
Pela primeira vez, a Vinteoitinha é realizada na parte da manhã. As provas começaram às 9 horas. São mais de 1,2 mil inscritos na Vinteoitinha, destinada a atletas até 17 anos de idade. A sub-17 é uma das provas mais disputadas.
Outros 3.180 estão inscritos na prova de 5 km, que tem largada prevista para as 19 horas; 1.280 nos 10 km e 63 são paratletas, com largada às 20h15.
Os melhores colocados por categoria ganharão troféu, medalhas e prêmio em dinheiro, totalizando R$ 170,8 mil em premiação.
Como acontece todos os anos, a prova de 2026 contará com atletas de elite do cenário nacional e internacional, com a presença de corredores africanos.
No feminino, a competição contará com Núbia de Oliveira Silva, terceira colocada geral na última São Silvestre, primeira brasileira na prova e líder do ranking nacional dos 10 km, além da etíope Alemtshehay Adbaru Gebeyehu, vice-campeã da Corrida de Vênus 2025 e quarta colocada na Volta da Pampulha.
No masculino, estão confirmados o ugandense Konel Kipsang, campeão de importantes provas de 10 km em seu país, e o queniano William Kibor, quarto colocado na última São Silvestre e detentor da melhor marca dos 10 km no Brasil em 2023, com o tempo de 28 minutos e 52 segundos.
Os africanos voltam a Apucarana para manter a supremacia na Prova 28. Eles estrearam na cidade em 2005. Desde então, venceram 14 das últimas 20 edições da corrida nos 10 km masculino e 12 das últimas 20 no feminino também nos 10 km.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline