Vereadores de Apucarana definem comissões permanentes para 2026
As comissões são órgãos técnicos que tem como finalidade examinar e emitir pareceres sobre as matérias que vão tramitar durante o período legislativo
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Câmara de Apucarana definiu na noite desta segunda-feira (02), na primeira sessão ordinária de 2026, os integrantes das comissões permanentes da Casa.
📰 LEIA MAIS: Tornado atinge o Paraná e deixa rastro de destruição em São José dos Pinhais
As comissões são órgãos técnicos, compostos por vereadores, que tem como finalidade examinar e emitir pareceres sobre as matérias que vão tramitar durante o período legislativo.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada uma das mais importantes, será presidida pelo vereador Tiago Cordeiro (PDT). Dr. Odarlone Orente (PT) será o secretário, enquanto Moisés Tavares (PP) o relator. A comissão é responsável por se manifestar a respeito de todos os assuntos quanto ao aspecto constitucional, legal e jurídico.
Outra comissão considerada importante - de Finanças, Economia e Orçamento - será presidida por Moisés Tavares, tendo como secretário Dr. Odarlone e Tiago Cordeiro como relator. (Veja a formação de todas as comissões ao lado).
Durante a sessão, foi feita a leitura de projetos e requerimentos apresentados pelos vereadores durante o recesso parlamentar, que começou em 21 de dezembro do ano passado.
Entre as propostas lidas - e que serão votadas nas próximas sessões - estão os projetos do vereador Lucas Leugi (PSD), que reconhecem o Monumento em Homenagem à Imagem de Nossa Senhora de Lourdes e o Complexo da Estação Ferroviária de Apucarana como Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Município.
Também foi lido o projeto de lei de autoria do vereador Danylo Acioli (MDB), presidente do Legislativo, que dispõe sobre a possibilidade de conversão do pagamento de multas de trânsito de natureza leve, de competência municipal, em doação de sangue ou de medula óssea.
O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) participou da abertura do ano legislativo da Câmara e reforçou que a gestão promete um 2026 “de construção”. “Nós temos o compromisso de iniciar e entregar as obras mais necessárias e mais urgentes em Apucarana, nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”, disse.
Segundo o prefeito, 2025 foi um ano de prospectar recursos e fazer projetos. “Já iniciamos só no mês de janeiro cinco obras”, pontuou, citando mais de 10 outros projetos que devem iniciar em 2026. Ele citou também a inauguração de Centros Municipais de Educação Infantil (CMeis) no Sanches dos Santos e no Núcleo Afonso Camargo previstas para os próximos dias em Apucarana.
Veja como ficou a composição das comissões
Comissão De Justiça, Legislação e Redação
- Tiago Cordeiro - Presidente
- Odarlone Orente - Secretário
- Moisés Tavares - Relator
- Lucas Leugi - Membro
- Eliana Rocha – Membro
Comissão de Finanças, Economia e Orçamento
- Moisés Tavares - Presidente
- Odarlone Orente - Secretário
- Tiago Cordeiro - Relator
- Guilherme Livoti - Membro
- Lucas Leugi – Membro
Comissão De Obras, Serviços Públicos, Transporte, Urbanismo e Habitação
- Odarlone Orente - Presidente
- Gabriel Caldeira - Secretário
- Pablo da Segurança - Relator
Comissão De Educação, Cultura, Esportes, Saúde e Assistência Social
- Moisés Tavares - Presidente
- Gabriel Caldeira - Secretário
- Tiago Cordeiro - Relator
Comissão De Ecologia, Proteção Ao Meio Ambiente, Fauna e Flora
- Eliana Rocha - Presidente
- Gabriel Caldeira - Secretário
- Tiago Cordeiro – Relator
Comissão De Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo
- Sidnei da Leve Limp - Presidente
- Tiago Cordeiro - Secretário
- Guilherme Livoti – Relator
Comissão De Segurança Pública, Direitos Humanos e Ordem Pública
- Pablo da Segurança - Presidente
- Tiago Cordeiro - Secretário
- Sidnei Da Leve Limp – Relator
Vídeo
tnonline
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline