Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PRIMEIRA DISCUSSÃO

Vereadores aprovam lei que impõe prazo para consultas no SUS

Legislação também determina prazos para pedidos de exames e cirurgias

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vereadores aprovam lei que impõe prazo para consultas no SUS
AutorSessão da Câmara de Apucarana - Foto: Vitor Flores

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (7), em primeira discussão, projeto de lei de autoria do presidente da Casa, Danylo Aciolli (MDB), e do vereador Adan Lenharo (DC), que impõe obrigatoriedade de prazo para atendimento de pedidos de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Apucarana. Aprovado por unanimidade, o projeto estabelece prazos de até 40 dias úteis.

Pelo projeto, consultas básicas, sem urgência, inclusive de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologista e obstetrícia, devem ser ofertadas ao paciente em até 10 dias úteis. Em outras especialidades, a lei estabelece prazo de até 30 dias úteis.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Exames e procedimentos simples, serviços de diagnósticos de imagem e laboratório de análises clínicas devem ser feitos em até 30 dias úteis, enquanto para procedimentos de alta complexidade, a previsão máxima é de 40 dias úteis.

LEIA MAIS: Lei para combater assédio no transporte público é promulgada na Câmara

Segundo o vereador Danylo Acioli, o projeto estabelece uma lei robusta e técnica, que traz uma obrigação ao Estado para com a saúde da população. “Quando você faz um pedido você tem um prazo para ser atendido, seja em Apucarana ou em outros município a que o SUS possa encaminhar o paciente. Nós estamos estabelecendo uma regra para qualquer gestor”, comenta o vereador, que teve projeto aprovado por unanimidade.

publicidade

Também em primeira votação, foi aprovado projeto de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), que institui no Município de Apucarana o Banco de Serviços Voluntários. A lei institui um cadastro no site da Câmara para que interessados no trabalho voluntário se inscrevam.

“Com a disponibilização do Banco de Serviços Voluntários, no site da Câmara Municipal de Apucarana, a procura e oferta pelo serviço voluntário nas mais diversas áreas será facilitada”, comenta o vereador, destacando que o trabalho voluntário é de fundamental importância para sociedade.

Na mesma sessão foram aprovados ainda, dois projetos em segunda discussão. Ambos do vereador Danylo Acioli, um que altera a denominação do Centro Municipal de Educação Infantil COSAP, para Andrelina Fernandes; outro institui medidas de apoio às servidoras lactantes no âmbito da Câmara.

publicidade



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline