Vereador solicita informações sobre castrações realizadas pelo Canil
Lucas Leugi cobra transparência e quer saber quantas castrações de cães e gatos foram realizadas pelo Canil Municipal de Apucarana em 2025

O vereador Lucas Leugi (PSD) protocolou na Câmara Municipal de Apucarana um requerimento solicitando informações à Prefeitura Municipal sobre o número de castrações de cães e gatos realizadas pelo Canil Municipal ao longo do ano de 2025.
LEIA MAIS: Quem é Lary Simões, influenciadora que diz estar grávida de Depay
O pedido segue as disposições legais e regimentais do Capítulo III – Dos Requerimentos, artigos 199 e 204, inciso VII, do Regimento Interno da Casa. Após apreciação e aprovação do plenário, será encaminhado um ofício ao Executivo com a solicitação formal das informações.
Segundo o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo controlar a população de animais, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar animal. “Eu quero saber, desde o início do ano, quantas castrações foram realizadas. O serviço piorou este ano. A castração é uma medida essencial para reduzir a reprodução descontrolada, prevenir zoonoses e diminuir o número de animais em situação de rua. Além disso, é fundamental garantir transparência na execução das políticas públicas e na aplicação dos recursos destinados à causa animal, permitindo ao Poder Legislativo exercer adequadamente sua função fiscalizatória”, explicou Leugi.
O vereador destacou que, anteriormente, eram realizadas em média 25 castrações por semana no Canil Municipal, o que correspondia a cerca de 100 por mês, sem contabilizar as castrações feitas em clínicas parceiras. Neste ano, mil animais não foram castrados, de acordo com informações preliminares recebidas pelo parlamentar. Além disso, ele apontou que animais adultos do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) estão sendo doados sem castração, enquanto os cães e gatos atendidos pelos castramóveis representam um serviço adicional, mas ainda insuficiente para atender à demanda.
