MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Vereador promulga lei que garante monitor a diabéticos em Apucarana

O acesso ao monitor será feito mediante critérios socioeconômicos

Da Redação

·
Vereador promulga lei que garante monitor a diabéticos em Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2025, 13:12:38 Editado em 08.04.2025, 13:15:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na manhã desta terça-feira (8), o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), anunciou a promulgação do Projeto de Lei nº 13/2025, de sua autoria, que garante a oferta gratuita de monitores glicêmicos do tipo Libre para pessoas com diabetes tipo 1 e 2, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi destacada durante coletiva de imprensa no Legislativo. (Veja a entrevista abaixo).

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Feira de serviços Paraná em Ação desembarca em Apucarana nesta semana

Segundo Acioli, a proposta de sua autoria havia sido aprovada, mas não sancionada pelo prefeito. Com isso, ele exerceu a prerrogativa legal de promulgar a norma, destacando a importância do tema para a saúde pública.

continua após publicidade

"O Brasil é o sexto país com mais diabéticos no mundo, e Apucarana se coloca na vanguarda ao garantir o acesso a esse equipamento. O Libre evita que o paciente tenha que furar o dedo várias vezes ao dia para medir a glicose", afirmou o presidente da Câmara.

A nova legislação também prevê que as escolas da rede municipal ofereçam alimentação adequada aos alunos com diabetes, com acompanhamento nutricional. Além disso, o texto estabelece ações de conscientização e educação sobre a doença.

O acesso ao monitor será feito mediante critérios socioeconômicos. Para receber o equipamento, o paciente deve estar em acompanhamento pelo SUS e apresentar laudo médico atestando a necessidade do uso Como cada sensor custa cerca de R$ 300 e é utilizado duas vezes por mês, a gratuidade representa um alívio significativo para famílias de baixa renda.

continua após publicidade



						
							Vereador promulga lei que garante monitor a diabéticos em Apucarana
Foto por TNOnline

Acioli reforçou que o Executivo municipal tem 60 dias para regulamentar a lei. Após esse prazo, caso a prefeitura não forneça o equipamento, os pacientes poderão recorrer à Justiça para garantir o direito.

O presidente da Câmara também agradeceu aos colegas vereadores que se uniram e votaram favoravelmente à iniciativa. "Quando a pauta é saúde, não existe lado político. Essa é uma conquista da população", finalizou o vereador.

continua após publicidade

Entrevista:


TNOnline TV


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Vereador promulga lei que garante monitor a diabéticos em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!