Vereador esclarece que PL de retorno de moradores de rua é voluntário
Guilherme Livoti rebate críticas e reforça que medida busca apenas fornecer passagem e documentos para migrantes que desejam ir embora
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Projeto em Apucarana ajuda pessoas em situação de rua a voltarem para casa.Programa garante transporte e documentação para quem quer retornar ao município de... TNOnline TV
O vereador Guilherme Livoti (União Brasil) defendeu, na noite de segunda-feira (17), a criação de uma política pública municipal voltada especificamente para pessoas em situação de rua que desejam retornar aos seus municípios de origem, mas não possuem meios financeiros ou burocráticos para fazê-lo. O projeto, batizado de "De volta para o Meu Lar", foi tema de entrevista coletiva após a sessão ordinária na Câmara Municipal de Apucarana.
-LEIA MAIS: Vereador de Apucarana quer ‘devolver’ moradores de rua para cidades de origem
De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo garantir a base legal para que a Prefeitura possa custear o transporte e auxiliar na regularização de documentos dessa população flutuante. Livoti enfatizou que a medida foca exclusivamente em migrantes que estão na cidade e manifestam o desejo de ir embora.
"Muitas pessoas que estão em situação de rua não conseguem viajar ou pegar um ônibus por falta de documentação. O programa garante a possibilidade de a Prefeitura ajudar essas pessoas a voltarem para suas cidades, caso elas queiram", explicou o vereador.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Durante a entrevista, Livoti rebateu críticas de que a medida seria uma forma de higienismo social ou remoção forçada. O vereador ressaltou que o projeto não se aplica a moradores de rua naturais de Apucarana e que a adesão ao programa é totalmente voluntária.
"Tem muita gente falando que o projeto vai obrigar as pessoas a voltarem, que vai 'puxar para baixo do tapete'. Não. É uma política pública para um público específico: pessoas de outras cidades que querem voltar", pontuou.
Complexidade social
O vereador reconheceu que o projeto, isoladamente, não resolve a crise da população em situação de rua no município. Ele defendeu a necessidade de uma abordagem intersetorial que envolva saúde, assistência social e segurança pública para tratar questões como dependência química e criminalidade.
-LEIA MAIS: 'Descalabro': vereador Odarlone critica atendimento da Copel e Sanepar
Livoti destacou ainda a tramitação paralela de um projeto do vereador Danylo Acioli, que propõe a criação de um Cadastro Único Municipal para essa população. Segundo ele, as duas propostas formariam um "pacote" inicial para gerar dados e evidências, permitindo ao Executivo dar uma resposta mais assertiva às reclamações da população apucaranense sobre o aumento de pessoas vivendo nas ruas.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline