Veja registros do eclipse lunar feitos por professor de Apucarana
O TNOnline conseguiu registros exclusivos do fenômeno junto ao professor de Engenharia da Computação da UTFPR
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Você preferiu continuar dormindo na madrugada desta sexta-feira (14) e não acompanhou o primeiro eclipse total da Lua de 2025? Não se preocupe, porque o TNOnline conseguiu registros exclusivos do fenômeno, que ocorre quando o Sol, a Terra e Lua estão alinhados e a Lua passa na sombra da Terra.
?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Muriel Godoi, professor do curso de Engenharia da Computação da UTFPR campus de Apucarana, acompanhou o evento astronômico de sua residência e fez registros por meio de uma câmera DSLR acoplada a um telescópio. O hobby do docente é ser astrofotógrafo amador.
"São 12 fotos fazendo uma sequência: a lua cheia antes do eclipse, alguns registros do aumento da fase umbral, até as últimas fotos com o eclipse total", explicou Godoi ao TNOnline.
Veja abaixo a sequência de fotos descrita pelo professor:
O eclipse começou por volta das 2h06 no horário de Brasília, atingido o momento total às 3h58. Nesse instante, a sombra da Terra cobriu completamente a Lua, que ficou avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
Esse foi o primeiro eclipse lunar total desde 2022, segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). O fenômeno criou o efeito de "lua de sangue", quando o astro aparece avermelhado no céu.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline