Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

UTFPR cria semáforo acessível para pessoas com deficiência visual

Há um ano e meio, Prefeitura Municipal doou de um equipamento semafórico para a universidade fazer um trabalho de laboratório

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

UTFPR cria semáforo acessível para pessoas com deficiência visual
AutorProjeto foi apresentado a alunos do Colégio Nilo Cairo - Foto: Divulgação

O incentivo à inovação tecnológica da Prefeitura de Apucarana, como parceira do Programa Conecta Apucarana, resultou da criação de um semáforo adaptado para pessoas com deficiência visual. A partir de um equipamento fornecido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), o aluno Iago Macarine Brito e seu professor Lúcio Rocha, do curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, desenvolveram em laboratório um projeto inovador para os deficientes visuais utilizarem o semáforo.

-LEIA MAIS: UTFPR In Concert: coro e orquestra se apresentam no Cine Teatro Fênix

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“O projeto foi apresentado na manhã de hoje (21) a alunos do Colégio Estadual Nilo Cairo como forma de estímulo para esses estudantes, de cursos técnicos de desenvolvimento de informática e desenvolvimento de jogos, participarem de iniciativas de inovação tecnológica em Apucarana”, afirma o superintendente municipal de trânsito, transporte e inovação, Carlos Mendes.

A prefeitura de Apucarana, parceira do Conecta, UTFPR e dos estabelecimentos de ensino da cidade, há cerca de um ano e meio doou de um equipamento semafórico para UTFPR fazer um trabalho de laboratório. “A pesquisa do aluno resultou nesse inovador projeto o qual permite que pessoas com deficiência visual possam se locomover com mais segurança no trânsito”, destaca Carlos Mendes.

“O semáforo funciona como outro qualquer, mas quando a pessoa com deficiência visual passa um botom no leitor específico instalado da esquina aciona a luz amarela e, em seguida, a vermelha quando será emitido um áudio lhe informando que o sinal está fechado, permitindo atravessar a rua em segurança”, explica Tiago Macarine Brito.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline