MAIS LIDAS
VER TODOS

POLÍTICA

Uso de “garoto-propaganda” gera polêmica na Câmara de Apucarana

Criado em 2001 pelo cartunista apucaranense Lúcio Oliveira, Edibar é um personagem famoso em tirinhas de jornais e também na internet

Da Redação

·
Sessão ordinária desta terça-feira na Câmara de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Sessão ordinária desta terça-feira na Câmara de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2022, 09:33:33 Editado em 26.10.2022, 09:33:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por seis votos a três, a Câmara de Apucarana rejeitou na sessão ordinária desta terça-feira a inclusão na pauta de votação de um requerimento de urgência, de autoria do vereador Moisés Tavares Domingos (Cidadania), pedindo informações ao prefeito Junior da Femac (PSD) e ao secretário municipal de Comunicação, Maurício Borges, sobre uma parceria que firmada entre a Prefeitura e o cartunista Lúcio Oliveira para adoção do personagem de quadrinhos Edibar como “garoto-propaganda” do Município.

continua após publicidade

O pedido de informações foi feito com base em reportagem publicada por um jornal de circulação estadual no último final de semana e também em matéria da edição de terça-feira da Tribuna do Norte.

Além de esclarecimentos sobre a existência desta parceria, Moisés Tavares solicita no seu requerimento que sejam tomadas medidas em relação à associação da Prefeitura com o personagem, uma vez que, segundo ele, “pode passar uma imagem negativa ao município, bem como ser ofensiva às instituições de reabilitação que há anos trabalham conjuntamente com o Poder Executivo e Legislativo na recuperação de seus internos”.

continua após publicidade

Criado em 2001 pelo cartunista apucaranense Lúcio Oliveira, Edibar é um personagem famoso em tirinhas de jornais e também na internet. O problema é que o personagem tem como características pessoais o alcoolismo, o machismo e a misoginia, onde muitas vezes as mulheres são ridicularizadas, principalmente a esposa e a sogra.

Tavares admite que é notório o sucesso do personagem Edibar e seu artista criador merece todo o reconhecimento possível ao seu trabalho e às suas conquistas. No entanto, a sua preocupação como vereador “é a associação da imagem de Apucarana com um bêbado, de forma irresponsável e, consequentemente, insensível com as pessoas que lutam contra o vício”.

O pedido de inclusão do requerimento na pauta de votação foi de iniciativa de Tavares, tendo recebido, a seu pedido, também as assinaturas dos vereadores Lucas Leugi (PP) e Marcos da Vila Reis (PSD), que faz parte da base aliada. Marcos da Vila Reis justificou que, ao saber de tal notícia de “garoto-propaganda” da Prefeitura, foi se inteirar do assunto com o prefeito e o secretário de Comunicação e ficou sabendo que o personagem Edibar não representa a administração municipal. De qualquer forma, foi a favor do requerimento para que tudo seja esclarecido.

continua após publicidade

Líder do prefeito tenta amenizar informações publicadas

O líder do prefeito na Câmara, vereador Mauro Bertoli (União Brasil), considerou o conteúdo da notícia jornalística apenas uma conversa de bar e que a parceria da Prefeitura seria apenas com o criador do Edibar e não com o personagem. Disse também que não há nada conclusivo ainda, apenas um estudo. Mas Moisés Tavares citou detalhes do contrato firmado entre a Prefeitura e Lúcio Oliveira.

Para o vereador Luciano Molina (PL), o que se criou foi uma celeuma em torno do assunto e salientou que houve apenas uma falha na informação sobre tal “garoto-propaganda”. Segundo ele, se houve falha, tem que ser corrigida.

continua após publicidade

“Chega de ficar abafando sei lá o que”, esbravejou Lucas Leugi, que tentou convencer os vereadores a votar o requerimento em plenário, porém não conseguiu.

Na sessão foram aprovados apenas dois projetos de lei. Um do Executivo que procede alienação de imóvel à empresa Espaço Sr. Manoel Ltda e outro de autoria dos vereadores Luciano Facchiano (PSB), Luciano Molina (PL) e Rodrigo Recife (União Brasil) que cria o Programa Rua do Lazer.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Uso de “garoto-propaganda” gera polêmica na Câmara de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!