Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
RECONHECIMENTO

Top de Marcas: 16 anos mapeando a memória do consumidor apucaranense

Pesquisa Top de Marcas Apucarana revela marcas de produtos e serviços que lideram a lembrança da população

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Top de Marcas: 16 anos mapeando a memória do consumidor apucaranense
Autor Os resultados deste ano será divulgado na revista Top de Marcas encartada na edição da Tribuna do Norte - Foto: Divulgação

Para aferir a lembrança de marcas na memória do apucaranense, a pesquisa Top de Marcas, neste ano na 16ª edição, considera o perfil da população da cidade para definir as cotas da amostragem que irão identificar a percepção de marcas pelos consumidores. O universo da pesquisa se baseia nas características da população por sexo, idade, escolaridade, renda e região de moradia para entender a liderança alcançada pelas empresas atuantes nos vários segmentos de mercado.

?? LEIA MAIS: Top de Marcas premia empresas líderes na pesquisa; assista

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os resultados deste ano será divulgado na revista Top de Marcas encartada na edição da Tribuna do Norte desta sexta-feira (14) e publicado no site www.topdemarcas.com.br. Todos os entrevistados, de acordo com as cotas alinhadas ao perfil da população local, responderam à pergunta: “Qual a marca que mais se lembra quando pensa em...?”.

As respostas são espontâneas, e não há consulta. O objetivo é entender a retenção das informações na memória. Quando as pessoas se lembram de marcas relacionadas aos segmentos de consumo significa que a marca alcançou relevância na concorrência de mercado, se posicionando como líder na área de atuação.

“Os números trazidos pela pesquisa não são apenas referências percentuais. Precisam ser entendidos e utilizados para a elaboração de estratégias que possam ampliar a percepção das marcas no mercado. A comparação do alcance com anos anteriores pode dizer muito sobre o caminho que a marca está desenhando no mercado”, aponta Cláudia Romariz, jornalista e fundadora do Prêmio Top de Marcas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ela, isso vale também para a análise de percentuais de não lembrança. “Muitos segmentos possuem índices significantes de ausência de lembrança, ou seja, quando a maior parte dos consumidores não reteve informações sobre marcas atuantes no segmento, o que representa uma oportunidade para conquista de novos nichos”, afirmou.

De acordo com Renato Rocha, sócio da Litz, instituto que realiza a pesquisa de campo, o Top de Marcas é um mapeamento capaz de realizar um retrato do momento atual e de apontar direcionamentos para que as marcas possam se movimentar no sentido de alcançarem maior notoriedade, entendendo o comportamento da população. “A pesquisa traz um estudo sobre percepção de marcas no mercado apucaranense capaz de contribuir com o direcionamento das empresas”, destacou.

A apuração das informações aconteceu entre os meses de fevereiro e março, e envolveu 10 categorias de negócios e 62 segmentos de consumo, além da Categoria Top Marcas Corporativas que avaliou a relação dos apucaranenses com as empresas atuantes na cidade. Ao total foram ouvidos 400 moradores da cidade nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro de acordo com o número de habitantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

E, de acordo com o perfil da população de Apucarana, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram determinadas as cotas por sexo, idade e escolaridade. As cotas por renda social são definidas com base nas indicações do IPC Maps que aponta o potencial de consumo das cidades. A estratificação permite assegurar um nível de confiança de 95%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline