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Serviços online agilizam rotina e processos na Secretaria de Obras

O objetivo é eliminar filas e papéis, trazendo mais agilidade e praticidade para todos.

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Serviços online agilizam rotina e processos na Secretaria de Obras
AutorA Prefeitura também criou um canal direto com os profissionais por WhatsApp - Foto: Prefeitura de Apucarana

A Secretaria Municipal de Obras deu um salto de modernização e agora disponibiliza, pela internet, 18 dos 20 serviços mais utilizados por engenheiros, arquitetos e técnicos da cidade. O objetivo é eliminar filas e papéis, trazendo mais agilidade e praticidade para todos. A Prefeitura também criou um canal direto com os profissionais por WhatsApp, visando uma aproximação maior e a troca de informações.

?? LEIA MAIS: Rodolfo Mota deixa o hospital e volta à rotina na próxima semana

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O prefeito Rodolfo Mota ressalta que a iniciativa segue a mesma linha de outros setores que já foram modernizados, como pátio de máquinas, saúde, protocolo, cadastro econômico e fiscalização tributária. Para ele, os serviços digitais e os canais diretos de comunicação, como o WhatsApp, estreitam a relação entre Prefeitura e população, permitindo respostas rápidas e mais eficiência na gestão.


							Serviços online agilizam rotina e processos na Secretaria de Obras
AutorSecretário de Obras, Mateus Franciscon Fernandes - Foto: Prefeitura de Apucarana

O secretário de Obras, Mateus Franciscon Fernandes, destaca que a digitalização, além de acelerar os processos, deve reduzir a necessidade de notificações e adequações. Ele lembra que o formato digital facilita o acesso a dados e elimina a dependência de arquivos físicos, garantindo mais segurança e possibilidade de consulta remota com controle de acesso e proteção de informações.

A diretora da Secretaria, engenheira civil Isadora Freitas de Oliveira, explica que, até a última semana, apenas três processos — pré-análise de projeto arquitetônico, pré-análise de projeto topográfico e certidão de endereço — estavam no formato digital. Agora, outros quinze entraram na lista, incluindo certidões diversas, atos de regularização e emissão de habite-se. Faltam apenas dois para que toda a tramitação seja online, meta prevista para o início do próximo ano.

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Isadora informa ainda que cerca de 230 profissionais – engenheiros, arquitetos e técnicos em edificação – atuam no município e que mais de 80 participaram presencialmente das reuniões que apresentaram as mudanças. Nesses encontros, realizados em grupos, foi criado um canal de WhatsApp para troca de informações e sugestões, com acesso por QR Code.

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A engenheira avalia que o novo sistema dá liberdade para que os profissionais abram protocolos de onde estiverem, a qualquer hora, sem imprimir pilhas de documentos e com acesso rápido à lista de documentos exigidos para cada processo.

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