MAIS LIDAS
VER TODOS

FRUSTRAÇÃO

Sem apoio, time feminino de futsal de Apucarana desiste da Série Ouro

Meninas reclamam da desigualdade entre homens e mulheres no esporte em Apucarana

Da Redação

·
Equipe feminina foi campeã da Série Prata em 2022 e não vai participar de competições este ano
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Equipe feminina foi campeã da Série Prata em 2022 e não vai participar de competições este ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2023, 18:10:08 Editado em 01.03.2023, 18:15:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Enquanto o time masculino do Apucarana Futsal está investindo em contratações para a Série Prata do Campeonato Paranaense da modalidade e fazendo amistosos com equipes importantes, como o Cascavel e o Corinthians, a Associação Feminina de Futsal de Apucarana (AFFA) confirmou nesta quarta-feira (1º) a sua desistência da Série Ouro por falta de patrocínio.

continua após publicidade

Campeãs da Série Prata em 2022, com grande campanha, as meninas estão arrasadas com a ausência de apoio em Apucarana. Elas lamentam as desigualdades entre homens e mulheres no futsal, citando como exemplo os patrocínios obtidos pelo Apucarana Futsal, que mesmo na Série Prata tem mobilizado a cidade. O time masculino, inclusive, joga nesta quarta-feira (1º) contra o Corinthians no Lagoão, em partida que deve reunir entre 3,5 mil e 4,5 mil torcedores.

Leia mais: Apucarana já vendeu 2 mil ingressos para jogo contra o Corinthians

continua após publicidade

Muitas meninas do time vão abandonar as quadras. É o caso da ala Ana Guedes, que decidiu procurar um esporte individual para praticar. “Jogo futsal desde os 11 anos e o que está acontecendo é muito decepcionante, uma falta de respeito com o esporte feminino. Estamos tendo que desistir dos nossos sonhos”, diz.

Ela afirma que a desigualdade entre homens e mulheres ocorre em toda a sociedade e também no esporte. “Esse time lutou muito no ano passado para conquistar a Série Prata, mas não conseguiu renovar os patrocínios. Para jogar a competição este ano, nós precisávamos de mais recursos. Infelizmente, não conseguimos o apoio necessário”, comenta.

Mesmo tristes, as meninas pensaram em, ao menos, disputar a Série Prata novamente em 2023. “Mas a gente pensou: por que jogar de novo? Qual a motivação de viajar todo final de semana, de ficar longe da família, se depois não há o devido reconhecimento. É muito triste”, comenta, lembrando que a trajetória vitoriosa do ano passado foi marcada por grandes dificuldades. As jogadoras não recebiam ajuda de custo e a maioria tinha emprego fixo, com dificuldades para treinar e viajar.

continua após publicidade

A Série Ouro de 2023 começa em abril e a Associação Feminina de Futsal de Apucarana não mandou a documentação necessária para participar e também não participou do arbitral. “Estamos fora. Não dá mais tempo”, afirma o técnico Adenilsom de Souza.

Ele lembra que o time arrecadava R$ 800 mensais no ano passado e fez um planejamento para buscar R$ 25 mil por mês em 2023 para garantir uma estrutura próxima da profissional para viagens e ajuda de custos às atletas. A equipe, no entanto, não conseguiu avançar nas tratativas de patrocínio e abriu mão da vaga na Série Ouro.

“As meninas estão tristes e revoltadas com a falta de apoio”, diz. O treinador vê machismo nessa situação. “Fica clara a desigualdade entre homens e mulheres”, opina, fazendo relação com o apoio que os homens vêm obtendo mesmo na Série Prata.

continua após publicidade

O time contava com um grupo de 20 jogadoras, quase todas de Apucarana. Algumas vão persistir no sonho do futsal e disputar a Série Prata por outras equipes.

CAMPEÃS

A Associação Feminina de Futsal de Apucarana disputou 15 jogos em 2022 e perdeu apenas dois. Na decisão, as meninas apucaranenses venceram por 4 a 2 o Rio Branco Sport Club, de Paranaguá, e empataram sem gols na prorrogação. O resultado garantiu o título.

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sem apoio, time feminino de futsal de Apucarana desiste da Série Ouro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!