Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ASSISTA

Seguradora inicia reparação ambiental no Ribeirão Biguaçu

Os trabalhos devem seguir até o final desta semana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Seguradora inicia reparação ambiental no Ribeirão Biguaçu
Autor Foto: Reprodução

Técnicos de uma empresa especializada em solução ambiental iniciaram nesta segunda-feira (04/05) os trabalhos de reparação de danos químicos junto ao Ribeirão Biguaçu, no Contorno Sul de Apucarana.

Na manhã de sexta-feira (30/04), um tombamento com uma carreta bitrem carregada com 43 mil litros de óleo diesel deixou o motorista ferido e resultou no derramamento de cerca de 30 mil litros do combustível, que além da pista, escorreu pela caneleta atingindo as margens da rodovia e o Ribeirão Biguaçu.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os trabalhos, que devem seguir até o final desta semana, estão sendo acompanhados de perto pelo secretário Municipal de Meio Ambiente (Sema), Gentil Pereira, e pelo superintendente de Meio Ambiente, Sérgio Bobig. “Além de ser uma determinação do prefeito Júnior da Femac, a presença da Sema em todos os estágios do trabalho de contenção e reparação do acidente ambiental tem caráter de apoio e fiscalização das ações”, informa o secretário.

A empresa especializada foi contratada pela seguradora da carreta, que é de uma transportadora com sede em Sarandi. “O Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) estabeleceu uma série de ações e estamos a campo para garantir que todas as exigências sejam cumpridas”, reforçou Gentil Pereira.

Até a parte de terra entre o asfalto e a água será preciso remover com trator todo o volume infiltrado. De acordo com Pereira, ainda não é possível aferir o grau de contaminação. “Amostras da terra e da água foram coletadas pelo IAT no dia e no local do acidente e o resultado deve ser divulgado no decorrer da semana, somente então poderemos avaliar com precisão o nível dos danos ao meio ambiente e se as ações estão sendo suficientes”, diz o secretário, frisando que o óleo diesel é altamente poluente. “O que averiguamos até o momento, contudo, é que a empresa responsável pelos trabalhos de reparação ambiental estão seguindo as exigências fixadas pelo IAT”, pontuou Pereira, destacando a importância dos procedimentos serem executados antes de qualquer chuva. “Condição que pode piorar os danos já causados ao meio ambiente”, diz Gentil Pereira, secretário da Sema de Apucarana.

publicidade

O acidente – O tombamento da carreta bitrem aconteceu por volta das 10 horas de sexta-feira (30/04) após o motorista perder o controle, bater no guard rail e tombar. O condutor ficou preso nas ferragens e foi retirado por equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e da CCR Rodonorte depois de mais de uma hora, sendo encaminhada para o Hospital da Providência. “Acidente envolvendo óleo diesel é bastante preocupante, pois este tipo de combustível cria uma película sobre a água que impede a oxigenação, causando a morte de peixes. A Sema está acompanhando os trabalhos para que tudo seja feito dentro da técnica e da proporção necessária para que os danos ambientais sejam de fato reparados”, conclui Sérgio Bobig, superintendente de Meio Ambiente de Apucarana.



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline