MAIS LIDAS
VER TODOS

Dengue

Saúde pública inicia operação com o Fumacê em Apucarana

Operação irá percorrer 70 bairros da cidade, em cinco ciclos, num prazo de 20 a 25 dias

Da Redação

·
De janeiro até o dia 8 de abril foram notificados 437 casos de pessoas positivadas para dengue em Apucarana, além de outros casos que ainda estão sendo examinados
Icone Camera Foto por Divulgação
De janeiro até o dia 8 de abril foram notificados 437 casos de pessoas positivadas para dengue em Apucarana, além de outros casos que ainda estão sendo examinados
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2025, 18:32:21 Editado em 09.04.2025, 18:32:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pulverização de inseticida para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, foi iniciada na tarde desta quarta-feira (09) em Apucarana, com a utilização de caminhonetes e equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O “fumacê” irá percorrer 70 bairros da cidade, em cinco ciclos, num prazo de 20 a 25 dias. O prefeito Rodolfo Mota e o diretor da 16ª Regional de Saúde (RS), Lucas Leugi, acompanharam o início dos trabalhos.

continua após publicidade

Para a Sesa e a 16ª RS os números dos últimos boletins epidemiológico justificam a necessidade de aplicação do UBV-pesado (inseticida) em diversas regiões da cidade, que apresentam um número elevado de casos positivados para dengue. De janeiro até o dia 8 de abril foram notificados 437 casos de pessoas positivadas para dengue em Apucarana, além de outros casos que ainda estão sendo examinados.

Assista ao vídeo:

continua após publicidade


Divulgação


continua após publicidade

LEIA MAIS: Regional de Saúde investiga 2 mortes suspeitas por dengue em Apucarana

Ao participar da abertura da operação com os veículos do fumacê, o prefeito Rodolfo Mota pediu o efetivo engajamento da população, para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, não deixando água parada em suas casas. “Estamos aqui acompanhando o início desta operação, trabalhando em parceria com a Sesa e a Regional de Saúde, começando aqui pelo Parque Bela Vista e região, aonde foi detectada grande incidência de focos e pessoas contaminadas”, pontuou Mota, conclamando a população a lutar junto para vencer essa guerra.

O chefe da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, destacou que a recomendação para uso do fumacê foi feita pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, que se manifestou preocupado com o avanço de casos positivos de dengue em Apucarana. “O quadro justifica essa operação e esperamos evitar o que foi registrado nos últimos meses de 2024, quando Apucarana enfrentou uma epidemia de dengue, com o registro de muitos óbitos”, frisou Lucas Leugi.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Paraná registra mais oito mortes por dengue; casos passam de 400 em Apucarana

Os técnicos da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e da 16ª Regional de Saúde recomendam, aos moradores dos bairros, que abram janelas e portas das casas, durante a passagem do fumacê. “O inseticida mata apenas os mosquitos adultos da dengue. Não existe risco algum com as pessoas, pássaros e animais domésticos. Também é necessário esclarecer que os horários adequados para a aplicação do inseticida são das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas”, informam os técnicos.

Os veículos do fumacê vão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes, em sentido de contramão, considerando que o canhão é direcionado somente por um lado do veículo e é preciso atingir as duas laterais de todas ruas, dos 70 bairros que estão no itinerário da operação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde pública inicia operação com o Fumacê em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!