MAIS LIDAS
VER TODOS

debate

Saúde Pública é tema de encontro estadual de residentes

Foi realizado nesta semana através de webconferência o 1° Encontro Paranaense de Residências em Saúde

Da Redação

·
Emídio Bachiega, secretário Municipal da Saúde de Apucarana
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Emídio Bachiega, secretário Municipal da Saúde de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2023, 20:45:53 Editado em 27.10.2023, 20:45:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o objetivo de organizar, articular e integrar os Programas de Residências no Estado, foi realizado nesta semana através de webconferência, o 1° Encontro Paranaense de Residências em Saúde. “Organizado por representantes dos programas de Residência Uni e Multiprofissional de Apucarana e Londrina, o evento integra a agenda de atividades e encontros do Movimento Nacional de Residências em Saúde, composto pelos fóruns de residentes, tutores e preceptores, coordenadores e apoiadores”, explica Dr. Emídio Bachiega, secretário Municipal da Saúde de Apucarana.

continua após publicidade

A iniciativa trouxe ao debate duas temáticas com foco na Saúde Pública. A primeira, intitulada “Da Capital ao interior: as residências como construtoras do SUS”, buscou debater sobre a potencialidade das residências na construção de um SUS possível a partir da interiorização da saúde pública e os desafios das residências frente aos desmontes do SUS em residências municipalizadas. “O segundo momento, sob o tema “Um Brasil no Paraná: Populações que resistem para um SUS de todes”, contou com convidados que trataram sobre os povos originários e suas ancestralidades, acessantes e protagonistas da saúde pública e povos de África que ainda resistem pela saúde pública e outras dimensões da vida”, relata Bachiega.

-LEIA MAIS: Lagoão e Centro da Juventude atendem quase 3 mil com as piscinas

continua após publicidade

Durante o evento ocorreu ainda o espaço nomeado “encontro dos fóruns”. “Algo histórico neste movimento que busca articular os programas de residência”, avalia a tutora-docente dos Programas de Residência em Saúde da AMS, cirurgiã-dentista Adriana Palu. Fechando a iniciativa, uma plenária deliberou sobre eleições de representantes dos fóruns no estado e sobre o próximo encontro.

Ficha técnica – A mesa de abertura contou com mediação da residente Maria Beatriz Mello, da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Apucarana. “Da Capital ao interior: as residências como construtoras do SUS”, contou com participação de Adriana Palu (tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família – AMS Apucarana), Ester Massae (tutora das residências/ UEL), Jacy (representante da CODEMU), Pedro (residente) e André (apoiador). O debate contou com o Eixo 1: A potencialidade das residências na construção de um SUS possível a partir da interiorização da saúde pública, com a convidada Regina Gil (Secretária da SGTES do Ministério da Saúde); e Eixo 2: Os desafios das residências frente aos desmontes do SUS em residências municipalizadas, com a convidada foi Jackeline Aristides (Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da AMS Apucarana)

Já a mesa de debate “Um Brasil no Paraná: Populações que resistem para um SUS de todes”, teve o Eixo 1: Povos originários e suas ancestralidades, acessantes e protagonistas da saúde pública, com a convidada Andrea (Cacica); e o Eixo 2: Povos de África que ainda resistem pela saúde pública e outras dimensões da vida, com a convidada Evinen Silva (Egressa da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da AMS Apucarana). A íntegra do encontro está disponível no canal do YouTube da Residência em Saúde de Apucarana, no endereço @residenciaemsaudedeapucara5976.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde Pública é tema de encontro estadual de residentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!