MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Saúde de Apucarana anuncia central de testagem contra Covid

O prefeito também anunciou um médico a mais em quatro UBSs

Da Redação

·
Saúde de Apucarana anuncia central de testagem contra Covid
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2022, 18:53:17 Editado em 06.01.2022, 19:00:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), ações para suprir a alta demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mais médicos e uma central de testagem contra Covid-19 estão entre as medidas.

continua após publicidade

Quatro UBSs vão ganhar um médico a mais, que atenderão das 9h às 21h, sem a necessidade de agendamento. "Nós já esperávamos um aumento de casos por causa da movimentação de Natal e ano novo, presença da variante, mas os casos subiram muito. Agora vivemos uma outra realidade por causa da vacinação, com uma grande porcentagem de vacinados. Quatro UBSs vão ganhar um médico a mais e eles vão atender somente os casos de doenças respiratórias, então será um médico a mais para atender essa alta demanda de síndromes respiratórias, atendendo em livre demanda, sem agendamento. Aumentar a oferta de atendimento mais perto das casas das pessoas e diferenciar o que é Covid e H3n2", anunciou.

As UBSs que vão ganhar o reforço são: UBS Raul Castilho, do NH João Paulo, UBS Takaiti Myiadi do Núcleo Dom Romeu, UBS Maria do Café, do Jardim Ponta Grossa e UBS Antonio Sachelli da região do Jardim Colonial. O atendimento especial já começa nesta sexta-feira (7). "Esse atendimento reforçado será por tempo indeterminado, enquanto esse aumento dos casos durar, enquanto foi necessário", ressalta o prefeito.

continua após publicidade

Outra ação anunciada é a criação de um centro de testagem, que vai funcionar no prédio da Autarquia Municipal de Saúde, na área central da cidade. "Recebemos milhares de testes. Criamos como retaguarda, a central de testagem, uma grande central, que vai funcionar no laboratório da Autarquia Municipal de Saúde, por enquanto, depois deve ir para outro local. Quando o médico pedir da UBS, existe um protocolo de atendimento, pedindo o teste a pessoa vem na central e faz o teste", explicou.

A orientação é não buscar por testes na autarquia. "Se o médico pediu o teste na UBS a própria UBS vai agendar o teste, o mesmo procedimento acontece na UPA, o médico pediu o teste, o administrativo da UPA vai agendar o teste", detalha o secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega.



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde de Apucarana anuncia central de testagem contra Covid"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!