Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
VISTORIA DE ESGOTO

Sanepar vistoria ligações de esgoto de 5.600 imóveis de Apucarana

Equipe realiza testes com corantes para identificar irregularidades e orientar adequações

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sanepar vistoria ligações de esgoto de 5.600 imóveis de Apucarana
Autor Foto: Sanepar

Técnicos a serviço da Sanepar estão percorrendo ruas de Apucarana e vistoriando imóveis para checar qual o destino dado para o esgoto sanitário. Ao todo, serão vistoriados 5.600 imóveis até o fim deste ano, especialmente na região do Lago Jaboti.

As vistorias começaram pela região central e seguirão pelo Barra Funda e a região dos residenciais Jaboti e Cazarin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Alunos de escolas cívico-militares visitam Rafael Cita e Édina Kümmel

Na visita, os técnicos orientam os moradores quanto à correta interligação do imóvel na rede coletora de esgoto e detalham questões como a importância da caixa de gordura na saída da pia da cozinha.

O trabalho de verificação consiste no uso de corantes em pontos de lançamento do esgoto dentro das residências, ou seja, em ralos da cozinha, área de serviço e banheiro, além de vasos sanitários. Cada área recebe um líquido de cor diferente, que deve aparecer no fluxo normal da rede coletora de esgoto em frente ao imóvel. Isso é um indicador de regularidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, explica que o procedimento também inclui o lançamento de corante nos ralos do quintal. “Estes pontos captam água da chuva e não devem estar ligados na rede de esgoto. A norma pede para que a água do quintal escorra pela sarjeta ou vá para as galerias pluviais”, diz. “É um problema comum. A sobrecarga da nossa rede ocorre em dias de chuva, justamente pela ligação irregular de calhas e ralos”, detalha.

Outra preocupação é o lançamento indevido de esgoto nas galerias pluviais. “Neste caso, pode haver dano ambiental importante porque o esgoto vai sem tratamento para os rios”, relata Jacovassi.

O gerente lembra que clientes que ainda usam fossas também serão notificados, já que é lei interligar o imóvel na rede de esgoto disponível em frente ao imóvel. “O objetivo principal da vistoria é orientar o cliente a fazer a ligação da forma correta. Notificamos, fazemos nova vistoria para checar se houve adequação e, caso não tenha sido tomada qualquer providência, aplicam-se sanções administrativas. Também é feito o encaminhamento dos casos para órgãos fiscalizadores ligados à saúde e ao meio ambiente”, resume.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vistorias nos imóveis estão sendo feitas por técnicos da empresa Guairacá, contratada pela Sanepar. Todos os técnicos estão uniformizados, identificados com crachás e portando documentos com dados do titular da conta e do imóvel. Em caso de alguma dúvida, o cliente pode ligar no 0800 200 0115, para confirmar o cronograma de visitas.

Para saber mais informações sobre o trabalho ou agendar vistorias, o cliente que morar na área delimitada pode falar diretamente com a equipe da Guairacá, pelo telefone (43) 98885-0433.

Ainda em 2025, este mesmo trabalho deve ser realizado em cidades como Faxinal, Ivaiporã, São João do Ivaí, Lunardelli, Rosário do Ivaí, Califórnia e Marilândia do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline