MAIS LIDAS
VER TODOS

Vistoria de esgoto

Sanepar vistoria ligações de esgoto de 5.600 imóveis de Apucarana

Equipe realiza testes com corantes para identificar irregularidades e orientar adequações

Da Redação

·
Sanepar vistoria ligações de esgoto de 5.600 imóveis de Apucarana
Icone Camera Foto por Sanepar
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2025, 10:55:58 Editado em 06.05.2025, 11:19:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Técnicos a serviço da Sanepar estão percorrendo ruas de Apucarana e vistoriando imóveis para checar qual o destino dado para o esgoto sanitário. Ao todo, serão vistoriados 5.600 imóveis até o fim deste ano, especialmente na região do Lago Jaboti.

continua após publicidade

As vistorias começaram pela região central e seguirão pelo Barra Funda e a região dos residenciais Jaboti e Cazarin.

📰 LEIA MAIS: Alunos de escolas cívico-militares visitam Rafael Cita e Édina Kümmel

continua após publicidade

Na visita, os técnicos orientam os moradores quanto à correta interligação do imóvel na rede coletora de esgoto e detalham questões como a importância da caixa de gordura na saída da pia da cozinha.

O trabalho de verificação consiste no uso de corantes em pontos de lançamento do esgoto dentro das residências, ou seja, em ralos da cozinha, área de serviço e banheiro, além de vasos sanitários. Cada área recebe um líquido de cor diferente, que deve aparecer no fluxo normal da rede coletora de esgoto em frente ao imóvel. Isso é um indicador de regularidade.

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, explica que o procedimento também inclui o lançamento de corante nos ralos do quintal. “Estes pontos captam água da chuva e não devem estar ligados na rede de esgoto. A norma pede para que a água do quintal escorra pela sarjeta ou vá para as galerias pluviais”, diz. “É um problema comum. A sobrecarga da nossa rede ocorre em dias de chuva, justamente pela ligação irregular de calhas e ralos”, detalha.

continua após publicidade

Outra preocupação é o lançamento indevido de esgoto nas galerias pluviais. “Neste caso, pode haver dano ambiental importante porque o esgoto vai sem tratamento para os rios”, relata Jacovassi.

O gerente lembra que clientes que ainda usam fossas também serão notificados, já que é lei interligar o imóvel na rede de esgoto disponível em frente ao imóvel. “O objetivo principal da vistoria é orientar o cliente a fazer a ligação da forma correta. Notificamos, fazemos nova vistoria para checar se houve adequação e, caso não tenha sido tomada qualquer providência, aplicam-se sanções administrativas. Também é feito o encaminhamento dos casos para órgãos fiscalizadores ligados à saúde e ao meio ambiente”, resume.

As vistorias nos imóveis estão sendo feitas por técnicos da empresa Guairacá, contratada pela Sanepar. Todos os técnicos estão uniformizados, identificados com crachás e portando documentos com dados do titular da conta e do imóvel. Em caso de alguma dúvida, o cliente pode ligar no 0800 200 0115, para confirmar o cronograma de visitas.

continua após publicidade

Para saber mais informações sobre o trabalho ou agendar vistorias, o cliente que morar na área delimitada pode falar diretamente com a equipe da Guairacá, pelo telefone (43) 98885-0433.

Ainda em 2025, este mesmo trabalho deve ser realizado em cidades como Faxinal, Ivaiporã, São João do Ivaí, Lunardelli, Rosário do Ivaí, Califórnia e Marilândia do Sul.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar vistoria ligações de esgoto de 5.600 imóveis de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!