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Sanepar trabalha a conscientização ambiental com as escolas

Empresa prepara professores e fornece jogos pedagógicos para abordar conservação dos rios, sustentabilidade e resíduos sólidos

Da Redação

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O conhecimento aprofundado durante as visitas, realizadas na última terça-feira (13), será utilizado na aplicação dos jogos educativos
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O conhecimento aprofundado durante as visitas, realizadas na última terça-feira (13), será utilizado na aplicação dos jogos educativos
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.05.2025, 17:27:01 Editado em 14.05.2025, 17:27:01
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A conscientização ambiental ainda é um desafio para todos. Em Apucarana, no Norte do Estado, das cerca de 90 toneladas de resíduos que chegam ao aterro sanitário diariamente, 30% são de materiais que poderiam ser recicláveis. Para ajudar a mudar esta realidade, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) levou os coordenadores pedagógicas das 36 escolas municipais para visitar o aterro e as estações de tratamento de água e de esgoto da cidade.

O conhecimento aprofundado durante as visitas, realizadas na última terça-feira (13), será utilizado na aplicação dos jogos educativos, que devem chegar à Autarquia Municipal de Educação no próximo mês. Personalizados para reforçar o senso de pertencimento dos alunos, os jogos trabalham a temática da Conservação dos Rios, Sustentabilidade e Resíduos Sólidos.

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“O kit de jogos traz a bacia hidrográfica de Apucarana, localizando os principais sistemas relacionados ao saneamento”, destaca a assistente social da Sanepar responsável pela parceria, Angela Pagani. Serão entregues quatro kits com quebra-cabeças e tabuleiros gigantes, para atividades especiais promovidas pela Autarquia, e 66 kits de jogos de mesa, que permanecerão nas escolas.

Ela explica que muito ainda precisa ser esclarecido sobre os eixos do saneamento - abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas -, essenciais para a perenidade do planeta. Por isso “a importância de trabalhar com nossas crianças e adolescentes o uso correto dos recursos, o uso responsável da água como um recurso finito”, pontua.

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Uma grande preocupação é dar destinação correta para os resíduos, com a devida separação para a reciclagem, a fim de não comprometer a vida útil do aterro e, principalmente, a vida humana na Terra. A supervisora do Aterro Sanitário de Apucarana, Roseli de Freitas, explica que as embalagens plásticas tomam um volume muito grande do aterro. “Vem papelão, vem metais. Mas, a maior parte, é realmente o plástico”, detalha.

A gestão do aterro depende muito do que cada cidadão faz no seu ambiente, na hora de dar destino para o “seu lixo”. Estas e outras questões foram detalhadas na visita com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais. “Hoje eles levaram um pouco mais de conhecimento sobre o impacto que a separação ineficiente, que todos nós temos, pode causar pro meio ambiente”, arremata.

Roseli sente muito orgulho do trabalho realizado pela Sanepar no aterro desde 2010. “O aterro sanitário segue uma série de exigências e há todo um monitoramento ambiental. Temos que evitar a proliferação de vetores, recircular o chorume, as células têm que ser impermeabilizadas. Todas estas exigências a Sanepar tem cumprido”, ressalta.

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MULTIPLICADORES - O Superintendente Pedagógico da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, Pablo Costa, destaca a parceria com a Sanepar e a oportunidade de todos os coordenadores pedagógicos fazerem a visita às unidades operacionais, para reforçar o trabalho de educação ambiental nas escolas do município. “A partir deste momento, eles conseguem orientar os nossos professores e trabalhar a importância do uso racional da água e da destinação correta dos resíduos. Então, acreditamos que é de bastante valia para a prática pedagógica”, resume.

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A coordenadora pedagógica da EM Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, Talita de Araújo de Souza, visitou unidades da Sanepar pela primeira vez e ficou bem impactada. Ela avalia que atualmente se estuda muito sobre meio ambiente, mas que a mudança de hábitos para a preservação ainda precisa se consolidar, especialmente sobre o uso da água e o destino dado aos resíduos.

Jesuina Nadim, da Escola Municipal Vereador Jose Ramos de Oliveira, localizada no distrito Pirapó, diz que a visita ajuda a entender melhor como tudo funciona. Ela ficou bastante atenta ao processo detalhado pelo técnico João Paulo Pansanato, na vista à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barra Nova. “Até então eu não tinha noção, às vezes, apertando a descarga, do que viria depois. Da água que sai da minha casa, da água que sai da escola. Qual o destino daquilo tudo”, confessa.

Adriana Beletatti, da EM Papa João XXIII, tem 15 anos como coordenadora pedagógica e também destaca a falta de entendimento das pessoas em relação aos cuidados com o meio ambiente. Ela se mostrou inconformada com o volume de lixo, que não é lixo, que chega no aterro, ao invés de ir para a Cooperativa de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). “Eles poderiam ganhar um pouquinho melhor, se cada família fizesse o trabalho de separação nas casas”, conclui.

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