Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PERÍODO DE REPRODUÇÃO

Saiba por que formigas gigantes estão 'invadindo' Apucarana e região

O aumento desses insetos ocorre devido ao período de acasalamento da espécie, comum nesta época do ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Saiba por que formigas gigantes estão 'invadindo' Apucarana e região
Autor Foto por Reprodução - Época de acasalamento faz com que as formigas surjam aos montes nas áreas urbanas

Moradores de Apucarana (PR) e região têm relatado, nos últimos dias, a presença de grandes quantidades de formigas conhecidas como saúvas ou cortadeiras. Segundo especialistas, o aumento desses insetos ocorre devido ao período de acasalamento da espécie, comum nesta época do ano.

📰 LEIA MAIS: Metanol: Paraná confirma 2 casos de intoxicação com bebida adulterada

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o biólogo Fernando Felippe, o fenômeno é natural. “É a formiga saúva, a formiga cortadeira”, explica. “É a noite de núpcias dela, quando ela sai do ninho e acasala com o macho.”

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

Após o acasalamento, ocorre uma transformação importante no ciclo das formigas. “Depois do acasalamento, ela volta ao chão, arranca suas asas e cava um buraco no solo, onde vai gerar colônia”, detalha Felippe.

publicidade

As saúvas são conhecidas pela capacidade de causar grandes danos às plantas. “A cortadeira pode destruir uma árvore de médio porte em apenas uma noite”, afirma o biólogo.

Felippe reforça que o aumento da presença desses insetos é temporário. “É a época de reprodução, mas logo logo isso vai passar”, conclui.

Culinária e ação na natureza

As formigas saúvas, conhecidas por cortarem folhas e levarem para o formigueiro, têm papel importante no equilíbrio ecológico e, curiosamente, também na cultura popular. Apesar de serem consideradas pragas agrícolas por destruírem plantações e árvores, elas têm usos que vão além do campo.

publicidade

Em algumas regiões do Brasil, especialmente no interior de Minas Gerais e Goiás, a “formiga içá” — a fêmea reprodutora da saúva — é considerada uma iguaria. Ela é consumida frita, torrada ou usada em farofas, prática que remonta a tradições indígenas e se mantém viva até hoje.

Do ponto de vista ambiental, as saúvas aeram o solo ao cavar seus túneis e ajudam na ciclagem de nutrientes, já que utilizam fragmentos de folhas para cultivar fungos, que servem de alimento à colônia.

Uma curiosidade é que cada formigueiro pode abrigar milhões de indivíduos, com funções bem definidas: operárias, soldados, machos e a rainha — responsável por fundar e perpetuar novas colônias. Apesar de sua fama de destruidoras, as saúvas são também um dos exemplos mais complexos de organização social do reino animal.

publicidade

tnonline


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline