MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Regional de Saúde vai repassar remédios contra a gripe aos municípios

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná está comprando 100 mil testes rápidos para a detecção de Influenza A, B e Covid-19

Da Redação

·
O lote do medicamento é compatível para mil tratamentos em casos de gripe influenza
Icone Camera Foto por Divulgação
O lote do medicamento é compatível para mil tratamentos em casos de gripe influenza
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2025, 17:55:47 Editado em 25.06.2025, 17:55:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana recebeu nesta quarta-feira (25), da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), um total de 10 mil comprimidos de Oseltamivir, mais conhecido como “Tamiflu”. O lote do medicamento é compatível para mil tratamentos em casos de gripe influenza.

O diretor da RS, Lucas Leugi, lembra que o Tamiflu estava em falta há algumas semanas, por conta de atraso nas entregas dos fornecedores ao Ministério da Saúde. “Vamos agilizar o repasse do Tamiflu aos 17 municípios da nossa região, a partir desta quinta-feira”, anuncia Leugi.

continua após publicidade

O Governo do Estado, por meio do Sesa, publicou neste mês a resolução 1.014/2025 que alerta para o enfrentamento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). O documento detalha as medidas que devem ser adotadas pelos municípios para prevenção e controle das doenças no Estado, como atendimento prioritário para pacientes com sintomas de SRAG e novas medidas para reforçar a vacinação em grupos prioritários.

A resolução também declara estado de alerta em saúde pública para o enfrentamento de SRAG, institui o Plano de Ação Estadual e determina a elaboração de planos de ação municipais. Ela tem validade de 90 dias.

LEIA MAIS: Homem joga bebê iraniano no chão em aeroporto de Moscou

continua após publicidade

A Sesa está adquirindo 100 mil testes rápidos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) para detecção de Influenza A, B e Covid-19. O material será distribuído aos municípios com destinação para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento (PA) de hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O diagnóstico precoce possibilita um manejo clínico mais eficiente da doença. “Isso possibilita ao profissional de saúde entrar antecipadamente com o esquema terapêutico com medicação do oseltamivir (tamiflu), auxiliando na recuperação dos pacientes”, assinala o secretário Beto Preto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Regional de Saúde vai repassar remédios contra a gripe aos municípios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!