Regional de Saúde inicia campanha para prevenir diarreia aguda no verão
Ação iniciada nesta quarta-feira (7) distribui orientações para 17 municípios da região; higiene e hidratação são os principais focos da prevenção
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A 16ª Regional de Saúde de Apucarana iniciou nesta quarta-feira (7) uma campanha de orientação e prevenção em relação aos casos de doença diarreica aguda, que apresenta um número maior de casos no verão. O diretor da RS, Paulo Vital, informa que estão sendo entregues folders com orientações pontuais às secretarias de saúde dos 17 municípios da região.
LEIA MAIS: Apucarana já tem oito pré-candidatos a deputado; veja os nomes
“O foco da Secretaria de Estado da Saúde é levar informações precisas para orientação e prevenção de casos de diarreia aguda, que são mais comuns no verão. E, ao mesmo tempo, como deve ser o tratamento, principalmente, dos casos mais graves”, explica Vital.
A diarreia é a diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações. Pode ter muco e sangue nas fezes, acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. A principal via de transmissão é a fecal-oral, ou seja, os microrganismos das fezes vão para a boca. Acontece quando as mãos não são higienizadas após evacuação e contaminam alimentos, objetos e outras pessoas.
Cacilda Maria do Prado, chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 16ª Regional de Saúde, informa que a contaminação também pode ser transmitida quando uma pessoa que está com diarreia e prepara os alimentos sem os devidos cuidados com a higiene das mãos e dos alimentos, ou ainda, usando água não potável (imprópria para consumo humano).
“Caso tenha diarreia, vômito, náuseas, dor abdominal, febre, a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde. Também é preciso ficar atento aos sinais ou sintomas mais graves, tais como pele e boca secas, muita sede ou se não consegue beber líquidos e apresentar mal-estar intenso. A atenção deve ser mais rigorosa com as crianças, idosos, gestantes e imunocomprometidos”, alerta Cacilda.
Como se previnir
Para evitar a diarreia aguda é indispensável lavar frequentemente as mãos com água e sabão e manter limpos objetos de uso pessoal. Certifique-se também de lavar as mãos das crianças e idosos sempre antes das refeições e após usar o banheiro.
Mantenha cuidado no preparo de alimentos e higienize os alimentos crus.
Evite a contaminação cruzada, que ocorre quando microrganismos são transferidos para o alimento por meio das mãos ou superfícies contaminadas ou ainda, de um alimento cru para outro pronto para consumo (cozidos, por exemplo).
Use apenas água potável ou tratada para consumo e na preparação de refeições.
Evite contato com outras pessoas, caso apresente sintomas de diarreia. Fique em casa, faça repouso e siga as orientações do profissional de saúde.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline