Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CONSULTA

Região de Apucarana terá 4 novos colégios cívico-militares

Unidades em Apucarana, Arapongas, Sabáudia e Ivaiporã foram aprovadas em consulta pública

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Região de Apucarana terá 4 novos colégios cívico-militares
Autor Os colégios adotarão o novo modelo em 2026 - Foto: SEED

O Governo do Estado do Paraná confirmou, nesta quarta-feira (19), a expansão da rede de ensino cívico-militar, que passará a contar com mais 33 unidades educacionais, totalizando 345 instituições neste formato em 2026. A região de Apucarana contará com quatro novos colégios, localizados em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã e Sabáudia. Confira:

  • Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa (Apucarana);
  • Colégio Estadual Ivanilde de Noronha (Arapongas);
  • Colégio Estadual Hermínia Rolim Lupion (Sabáudia;
  • Colégio Estadual Bento Mussurunga (Ivaiporã).

LEIA MAIS: Trecho da Rua Rio dos Patos começa a ser recuperado

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A decisão é fruto de uma consulta pública realizada no início desta semana nas escolas da rede estadual. O modelo obteve aprovação em 66% das unidades consultadas, consolidando o Paraná como detentor da maior rede de colégios cívico-militares do país. Municípios como Cascavel, Guarapuava e Maringá também receberão novas unidades.

O modelo cívico-militar integra práticas de gestão civil com a atuação de militares da reserva em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), a ampliação reflete o desempenho positivo nos indicadores de organização, disciplina e segurança, além de atender a uma demanda crescente das comunidades locais.

O secretário de Educação, Roni Miranda, destacou o respaldo popular da iniciativa. “Os colégios cívico-militares já estão consolidados como sucesso. O modelo é aprovado por 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% de professores e pedagogos. Com as novas adesões, o objetivo é diminuir a fila de mais de 11 mil estudantes que aguardam vagas nessas instituições”, afirmou.

publicidade

Ao todo, 25.830 pessoas participaram da votação, incluindo pais, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores. A lista completa das novas unidades será oficializada em breve no Diário Oficial do Estado.

Programa 'Parceiro da Escola'

Além da expansão cívico-militar, a Seed-PR divulgou a lista de colégios elegíveis para o programa "Parceiro da Escola" em 2026. O Colégio João Plath no município de Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, está entre os 11 municípios listados que poderão integrar o projeto.

O programa permite parcerias com empresas privadas para a gestão administrativa (limpeza, segurança e manutenção), mantendo a gestão pedagógica sob responsabilidade do Estado. As escolas foram selecionadas com base em critérios técnicos, como frequência escolar e desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

publicidade

Atualmente, o programa abrange 82 escolas e pode chegar a 96 unidades no próximo ano.



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline