MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

Recuperação de nascente mobiliza técnicos e voluntários no Dom Romeu

A ação vai impactar diretamente a comunidade local, resultando no aumento da qualidade e quantidade da água

Da Redação

·
Mobilização ocorreu nesta sexta-feira
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Mobilização ocorreu nesta sexta-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2023, 21:26:09 Editado em 01.09.2023, 21:26:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Moradores do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti acompanharam nesta sexta-feira (01/09) uma movimentação diferente. A rotina do populoso bairro, localizado na zona Norte de Apucarana, foi quebrada por uma atividade de cunho ambiental.

continua após publicidade

Logo pela manhã, servidores públicos de diversas secretarias municipais, profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), alunos do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, membros das hortas solidárias, ambientalistas, voluntários da comunidade, e até mesmo o prefeito da cidade, Júnior da Femac, colocaram literalmente a mão na terra para contribuir na recuperação de uma das nascentes do Córrego Tarumã.

-LEIA MAIS: Apucaranense Giovane Vieira conquista bronze na Copa do Mundo de Paris

continua após publicidade

A ação, idealizada pela moradora da comunidade e Coordenadora do Programa Municipal de Hortas Solidárias, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, vai impactar diretamente a comunidade local, resultando no aumento da qualidade e quantidade da água. “Moro no “Dom Romeu” há quase 30 anos e sempre foi um sonho poder recuperar esta nascente que, apesar de assoreada por terra, lixo e restos de construção, jamais secou”, disse.

A realização do sonho começou a se tornar uma possibilidade a partir de seu ingresso no curso de agronomia, onde conheceu profissionais habilitados e reuniu conhecimento. “Na disciplina de Agrofloresta comentei com o professor desta nascente e, em contato com técnicos do IDR-PR, ficamos sabendo que era totalmente possível sua recuperação”, contextualiza Maura de Oliveira.

As técnicas empregadas pelas equipes de trabalho focaram primeiramente na busca pelo “olho” da nascente. “A partir da identificação, demos início ao trabalho de escavação para procedermos a recuperação propriamente dita, e canalização da água, garantindo a proteção do vertedouro”, informa a idealizadora da ação ambiental. Na sua avaliação, a atividade resultará em muitos benefícios para a comunidade. “Bem perto temos uma unidade do Programa de Hortas Solidárias, projeto idealizado pelo prefeito Júnior da Femac, e com certeza a nascente, agora recuperada, irá ser fonte para irrigação”, exemplifica.

continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac, que conferiu os trabalhos ao lado do secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira, parabenizou a iniciativa. “A cidade é de todos nós. A prefeitura, enquanto poder público, desenvolve políticas públicas ambientais através do Programa Apucarana Mais Verde e ver as comunidades assimilando, colocando em prática ações de preservação ambiental, é algo que nos estimula ainda mais a investir e acreditar no futuro”, disse o prefeito.

Gentil Pereira, titular da pasta ambiental no município, também enalteceu a ação comunitária. Ele pontua que a Secretaria de Meio Ambiente, ao lado do IDR-PR, participou ativamente dos trabalhos e também promoveu a doação de mudas de árvores que foram plantadas no entorno da nascente. “Um trabalho fantástico, que queremos replicar em todas as demais nascentes na área urbana, notadamente as presentes em fundos de vale. Uma ação em conjunto com a comunidade, que assume a sua parcela de responsabilidade, e certamente vai estar vigilante para que a preservação seja permanente”, acentua Pereira.

O superintendente Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, conta que no processo de limpeza e desassoreamento foram retirados quatro caminhões de lixo e entulhos da área, cerca de 20 toneladas. “Esta ação está em consonância com a política ambiental do município e também com um projeto do IDR-PR, que desenvolve com sucesso um programa de recuperação de nascentes no ambiente rural.

O Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), lançado no mês passado pelo Governador Ratinho Júnior, tem meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até 2026. Como parte da ação, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) lançou o desafio de fazer intervenções em 1 mil nascentes em um único dia em todo o Estado. “A atividade, que vai acontecer no Dia da Árvore, em 21 de setembro, objetiva a melhoria da qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades”, informa Paulo Eduardo Sipoli, gerente regional do IDR-PR, que participou da recuperação de nascente do Núcleo Dom Romeu acompanhado do engenheiro agrônomo Felipe Machado de Freitas e do técnico em agropecuária Ilso dos Santos Moreira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Recuperação de nascente mobiliza técnicos e voluntários no Dom Romeu"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!