Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
JUSTIÇA ELEITORAL

PSD anuncia ação para derrubar eleição de Adan Lenharo em Apucarana

Partido aponta suposta fraude de cota de gênero de duas candidatas a vereadora do DC; Lucas Leugi, do PSD, seria beneficiado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PSD anuncia ação para derrubar eleição de Adan Lenharo em Apucarana
AutorAdan Lenharo foi eleito com 1.965 votos em 6 de outubro - Foto: TNOnline

O PSD anunciou nesta quinta-feira (31) que deve ingressar nas próximas horas na Justiça Eleitoral de Apucarana com uma ação de investigação judicial solicitando a anulação dos votos de todos os candidatos a vereador do partido Democracia Cristã (DC) por conta de uma suposta fraude na cota de gênero nas eleições. O DC elegeu o empresário Adan Lenharo, que fez 1.965 votos em 6 de outubro. É a segunda ação do tipo em Apucarana. A primeira foi apresentada pelo PT contra o Podemos.

-LEIA MAIS: PT entra com ação que pode mudar eleitos a vereador em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O advogado Raul Siqueira, do PSD estadual, informou ao TNOnline que o partido está monitorando possíveis candidaturas “laranjas” em todos os municípios do Paraná. “Em Apucarana, nós identificamos a suspeita de fraude na cota de gênero envolvendo duas candidatas do DC”, assinala, observando que a ação seria protocolada ainda nesta quinta-feira.

As candidatas – uma que fez 17 votos e outra que fez 13 votos – são o alvo da denúncia do PSD. Segundo o advogado, a ação tem como argumentos a identificação de ausência de campanha nas redes sociais por parte das duas concorrentes, falta de vídeos de apoio dos candidatos da majoritária, valores "ínfimos" de gastos apresentados à Justiça Eleitoral e também o baixo quantitativo de votos.

Caso o juiz aceite os argumentos do PSD, o advogado afirma que a “consequência lógica” é o reprocessamento dos votos, o que iria provocar mudanças na composição do Legislativo. O beneficiado direto seria o vereador Lucas Leugi (PSD), que fez 2.148 votos, mas não entrou na lista dos eleitos porque o partido não atingiu o quociente eleitoral.

publicidade

“É um dever dos partidos monitorar a questão da fraude das cotas de gênero. Há jurisprudência sobre o assunto, porque a lei é taxativa quanto à reserva de 30% das candidaturas para as mulheres”, diz.

Procurado pelo TNOnline, o vereador eleito Adan Lenharo preferiu não se manifestar sobre a ação do PSD e disse que o caso está sendo acompanhado pelo jurídico do DC.

OUTRA AÇÃO

publicidade

Outra ação já protocolada é a da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PC do B e PV, que pede a anulação da chapa do Podemos. O reprocessamento dos votos, nesse caso, garantiria uma cadeira para o médico Odarlone Orente (PT), que foi o mais votado com 2.407 votos, mas ficou de fora porque a federação não atingiu o quociente eleitoral necessário.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline