Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Providência e Materno Infantil superam 10 mil cirurgias em 2025

Instituição está agregando novos profissionais e ganhando uma maternidade, com investimento de R$35,6 milhões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Providência e Materno Infantil superam 10 mil cirurgias em 2025
Autor As duas instituições alcançaram um total de 128 mil pacientes atendidos neste ano - Foto: Divulgação

Com um percentual de 85% de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital da Providência e o Materno Infantil de Apucarana (PR) estão concluindo 2025 com um total de 10.632 cirurgias realizadas. O número representa um crescimento de 4,14% em relação a 2024. Somando pronto socorro e ambulatórios as duas instituições alcançaram um total de 128 mil pacientes atendidos neste ano.

LEIA MAIS: Wagner Moura tem mais de 90% de chance de vencer o Oscar, aponta site

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Só o Pronto Socorro do Hospital da Providência atingiu 34.221 atendimentos, com um aumento de 8,62%, comparado com o balanço do ano anterior. Os atendimentos ambulatoriais do Providência e do Materno Infantil somaram juntos a marca de 93.855 pacientes em 2025. O número, praticamente iguala o total de 2024.

Para o secretário de estado da saúde, Beto Preto, os números mostram, de forma clara, que a chegada do novo Hospital Torao Tokuda, não prejudicou o funcionamento do Hospital da Providência. “Em algumas áreas a demanda do Providência até cresceu”, enfatiza o secretário, lembrando que o estado também está investindo forte no Providência.

Conforme argumenta Beto Preto, o “hospital da Acea” atua exclusivamente com consultas e exames preparatórios para cirurgias eletivas, ou seja, as cirurgias não emergenciais, atendendo pacientes de Apucarana, Arapongas, de cidades do Vale do Ivaí e até de outras regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O novo hospital, com custeio total do Governo do Estado - via Secretaria da Saúde -, ocupa um novo espaço e está, efetivamente, contribuindo para zerar as filas de cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas”, explica Beto Preto.

Números positivos

A irmã Geovana Ramos, diretora geral do Hospital das Providência e do Materno Infantil, avalia positivamente os números alcançados neste ano. Ela destaca ainda o setor de oncologia, que está atendendo uma demanda maior. “Neste ano, foram 10.800 sessões de radioterapia, com aumento de 3,11%; e 3.250 sessões de quimioterapia, com crescimento de 2,69%”, relata.

Segundo a diretora do Providência, foram contratados novos profissionais de cirurgia oncológica. “Agora dispomos de três equipes cirúrgicas, agregando também a área de urologia. E, na área de neurologia, passamos a contar com três especialistas, sob a chefia do Dr. Gustavo Osugue, com resultados significativos”, destaca Geovana Ramos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela relata ainda que o Hospital da Providência saltou de 11 para 30 leitos na sua Unidade de Terapia Intensiva, além de 10 leitos de UTI no Materno Infantil. “Com a supervisão de um médico e um gestor administrativo, ambos do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, estamos implantando o método ´Lean`, para aprimorar o funcionamento da nossa urgência e emergência”, anuncia irmã Geovana.

A diretora da instituição revela ainda que as obras da nova maternidade do Hospital da Providência, com investimento de R$ 35,6 milhões do Governo do Estado, estão em fase final. O projeto amplia e reforma mais de 6 mil metros quadrados, criando um espaço totalmente dedicado à saúde materno-infantil — com Banco de Leite Humano, centro de parto normal, cinco salas cirúrgicas, UTIs neonatal e pediátrica, além de brinquedoteca e setores de ginecologia e pediatria.

A nova maternidade, que deve ser inaugurada na segunda quinzena de março, vai ampliar a capacidade de atendimento de médio e alto risco para toda a região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline