Providência e Materno Infantil superam 10 mil cirurgias em 2025
Instituição está agregando novos profissionais e ganhando uma maternidade, com investimento de R$35,6 milhões
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Com um percentual de 85% de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital da Providência e o Materno Infantil de Apucarana (PR) estão concluindo 2025 com um total de 10.632 cirurgias realizadas. O número representa um crescimento de 4,14% em relação a 2024. Somando pronto socorro e ambulatórios as duas instituições alcançaram um total de 128 mil pacientes atendidos neste ano.
LEIA MAIS: Wagner Moura tem mais de 90% de chance de vencer o Oscar, aponta site
Só o Pronto Socorro do Hospital da Providência atingiu 34.221 atendimentos, com um aumento de 8,62%, comparado com o balanço do ano anterior. Os atendimentos ambulatoriais do Providência e do Materno Infantil somaram juntos a marca de 93.855 pacientes em 2025. O número, praticamente iguala o total de 2024.
Para o secretário de estado da saúde, Beto Preto, os números mostram, de forma clara, que a chegada do novo Hospital Torao Tokuda, não prejudicou o funcionamento do Hospital da Providência. “Em algumas áreas a demanda do Providência até cresceu”, enfatiza o secretário, lembrando que o estado também está investindo forte no Providência.
Conforme argumenta Beto Preto, o “hospital da Acea” atua exclusivamente com consultas e exames preparatórios para cirurgias eletivas, ou seja, as cirurgias não emergenciais, atendendo pacientes de Apucarana, Arapongas, de cidades do Vale do Ivaí e até de outras regiões.
“O novo hospital, com custeio total do Governo do Estado - via Secretaria da Saúde -, ocupa um novo espaço e está, efetivamente, contribuindo para zerar as filas de cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas”, explica Beto Preto.
Números positivos
A irmã Geovana Ramos, diretora geral do Hospital das Providência e do Materno Infantil, avalia positivamente os números alcançados neste ano. Ela destaca ainda o setor de oncologia, que está atendendo uma demanda maior. “Neste ano, foram 10.800 sessões de radioterapia, com aumento de 3,11%; e 3.250 sessões de quimioterapia, com crescimento de 2,69%”, relata.
Segundo a diretora do Providência, foram contratados novos profissionais de cirurgia oncológica. “Agora dispomos de três equipes cirúrgicas, agregando também a área de urologia. E, na área de neurologia, passamos a contar com três especialistas, sob a chefia do Dr. Gustavo Osugue, com resultados significativos”, destaca Geovana Ramos.
Ela relata ainda que o Hospital da Providência saltou de 11 para 30 leitos na sua Unidade de Terapia Intensiva, além de 10 leitos de UTI no Materno Infantil. “Com a supervisão de um médico e um gestor administrativo, ambos do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, estamos implantando o método ´Lean`, para aprimorar o funcionamento da nossa urgência e emergência”, anuncia irmã Geovana.
A diretora da instituição revela ainda que as obras da nova maternidade do Hospital da Providência, com investimento de R$ 35,6 milhões do Governo do Estado, estão em fase final. O projeto amplia e reforma mais de 6 mil metros quadrados, criando um espaço totalmente dedicado à saúde materno-infantil — com Banco de Leite Humano, centro de parto normal, cinco salas cirúrgicas, UTIs neonatal e pediátrica, além de brinquedoteca e setores de ginecologia e pediatria.
A nova maternidade, que deve ser inaugurada na segunda quinzena de março, vai ampliar a capacidade de atendimento de médio e alto risco para toda a região.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline