MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde pública

Pronto Atendimento da Dengue atendeu duas mil pessoas em dez dias em Apucarana

Espaço funciona diariamente durante 18 horas ininterruptas no térreo do futuro Hospital de Apucarana

Da Redação

·
Atendimento ocorre no prédio do Hospital de Apucarana
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Apucarana
Atendimento ocorre no prédio do Hospital de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2025, 13:20:19 Editado em 17.04.2025, 13:20:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em apenas 10 dias, o Pronto Atendimento da Dengue já atendeu 2.071 pacientes, abrangendo os serviços de consultas médicas, hidratação com soro fisiológico e medicação em Apucarana (PR). O espaço, que funciona diariamente durante 18 horas ininterruptas no térreo do futuro Hospital de Apucarana, oferece um atendimento especializado, exclusivo e humanizado aos pacientes com sintomas da doença.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Abastecimento de água está em recuperação em Apucarana, afirma Sanepar

De acordo com balanço divulgado pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, o serviço iniciou no dia 10 de abril. “No momento em que a pessoa procura o serviço é feita uma triagem. Dos 2.071 pacientes que foram até o local, 1.932 pacientes passaram por consultas médicas e 1.152 precisaram de hidratação com soro fisiológico e medicação”, detalha o secretário, acrescentando que o atendimento abrange também o encaminhamento para a realização dos exames necessários e o acompanhamento da evolução do quadro dos pacientes.

continua após publicidade

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) destaca a importância do atendimento exclusivo para os casos de dengue, afirmando que a iniciativa proporciona mais conforto, acolhimento e tranqüilidade para os pacientes que apresentam os sintomas. “A média de atendimento tem sido de 200 pacientes em 18 horas. Em horários de pico, as pessoas acabam esperando um pouco mais e, em outros que são mais tranqüilos, a pessoa chega e consegue ser atendida mais rapidamente”, observa.

O prefeito também ressalta o serviço tem contribuído para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde. “Com essa estrutura especializada, conseguimos redirecionar os casos suspeitos de dengue para um local apropriado, com consultórios médicos e com salas de espera, de hidratação e de medicação”, pontua Mota.

continua após publicidade

O Pronto Atendimento da Dengue funciona no período das 7h até a 1h da madrugada, oferecendo assistência à população durante 18 horas ininterruptas, todos os dias da semana — inclusive aos sábados e domingos. O espaço está instalado no térreo do prédio onde funcionará o futuro Hospital de Apucarana, localizado na Rua Miguel Simião, entre as ruas Munhoz da Rocha e Clotário Portugal, nas proximidades do shopping.

MONITORAMENTO CONSTANTE - A Prefeitura vem monitorando diariamente a situação dos casos de dengue, por meio dos agentes de endemias e da equipe de vigilância epidemiológica. Além disso, em parceria com a UTFPR, foi criado um site com dados atualizados sobre a dengue no município, com o número de casos suspeitos e confirmados. “Os dados são disponibilizados por faixa etária, permitindo identificar quais grupos populacionais estão sendo mais afetados pela doença. Tudo isso para que possamos dar respostas mais rápidas e efetivas”, salienta Rodolfo Mota.

De acordo com dados disponibilizados no “site da dengue”, já foram registrados 3.723 casos suspeitos desde o início do ano, dos quais 641 foram confirmados, sem que nenhuma morte fosse registrada neste período em decorrência da doença.

continua após publicidade

O Município vem adotando uma série de medidas para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Em meados de fevereiro, a Prefeitura lançou a campanha Guerra Contra a Dengue, contando com a participação de várias instituições como o Exército. Com o avanço dos casos e, em parceria com a 16ª Regional de Saúde, foi intensificada a aplicação do Fumacê (pulverização de inseticida para o combate do mosquito). “A nossa luta, a nossa guerra contra a dengue continua. Então, ajude limpando o quintal da sua casa, não deixando água parada. Todo cuidado neste momento é fundamental”, reafirma Mota, convocando a população.


  • Pronto Atendimento da Dengue atendeu duas mil pessoas em dez dias em Apucarana
    1 de 5
  • Pronto Atendimento da Dengue atendeu duas mil pessoas em dez dias em Apucarana
    2 de 5
  • Pronto Atendimento da Dengue atendeu duas mil pessoas em dez dias em Apucarana
    3 de 5
  • Pronto Atendimento da Dengue atendeu duas mil pessoas em dez dias em Apucarana
    4 de 5
  • Atendimento ocorre no prédio do Hospital de Apucarana
    5 de 5
    Atendimento ocorre no prédio do Hospital de Apucarana
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Pronto Atendimento da Dengue atendeu duas mil pessoas em dez dias em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!