Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
INOVAÇÃO

Projetos apucaranenses se classificam em programa nacional

Dois projetos foram desenvolvidos dentro da UTFPR e um no Conecta; confira quais são

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O programa Centelha no Paraná é executada pela FAPPR
Icone Camera Foto por Divulgação
O programa Centelha no Paraná é executada pela FAPPR
paragrafos: 8

O ecossistema de inovação de Apucarana aprovou três projetos no programa Centelha, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Dois projetos foram desenvolvidos dentro da UTFPR e um no Conecta. O presidente da entidade e da ACIA, Wanderlei Faganello, explica que o Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Paraná. “Os projetos selecionados recebem desde capacitações até recursos financeiros. Ou seja, todo suporte para transformar suas ideias em negócios de sucesso”, ressalta o presidente do Conecta.

- LEIA MAIS: Atletas de Apucarana se destacam no Paranaense Sub-20 de Atletismo

O acadêmico Guilherme Andreoli Gil, aprovou o projeto de “Tecnologia de produção de microcápsulas para a liberação de ativos”. Já a acadêmica, Joziane Gimenes Meneguin, aprovou o trabalho de “Lodo Poroso: Tratamento inovador de resíduo Industrial”. O empresário Ruan Francisco Silva, classificou o estudo para realidade aumentada 4.0.

Segundo o professor Aloysio Gomes, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, esta ação contribui para a consolidação e fortalecimento da Incubadora e do ecossistema de Inovação de Apucarana e Vale do Ivaí. “Temos dois projetos aprovados a nível estadual. Isto corrobora com as atividades do CONECTA, reforçando a importância deste programa da ACIA para a cidade e região, bem como sua governança formada pelos parceiros: Prefeitura Municipal, SEBRAE, UTFPR, UNESPAR, FAP, Colégio Cerávolo, SENAI, SICOOB, e agora o NRE e a UFPR (Campus Jandaia do Sul)”, resume Aloysio.

“Estamos muito felizes com a aprovação dos três projetos. Mostrando que nosso ecossistema está produzindo trabalhos que estão sendo reconhecidos e em fase de incubação. Tanto que já subimos nossa classificação junto ao Sebrae, o que nos ajudará a conseguir mais recursos para outros trabalhos”, defende Faganello.

O Consultor do Sebrae, Tiago Cunha, é um dos avaliadores a nível nacional do programa. Ele ressalta a importância deste resultado para o ecossistema de Inovação de Apucarana. “São ideias com alto potencial e diferencial competitivo de mercado. Elas poderão contribuir muito com diversos setores. Seja com a indústria, o agro e o comércio. As ideias podem receber aporte financeiro de até 85 mil reais. Um incentivo para que os projetos ganhem força e se concretizem”, conclui Tiago.

O programa Centelha no Paraná é executada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline