Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
NATUREZA

Projeto “SOS Riachos” alerta para a preservação dos recursos hídricos

Nesta sexta-feira (22), Apucarana recebeu mestres e doutores da Universidade Estadual de Maringá em uma exposição, na Praça Rui Barbosa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A população de Apucarana teve a oportunidade de conhecer mais sobre a vida aquática, conversando diretamente com mestres e doutores da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Uma equipe de acadêmicos da UEM fez nesta sexta-feira (22) uma exposição, na Praça Rui Barbosa, do projeto de pesquisa e extensão “SOS Riachos”.

As pessoas que passaram pelo local foram conscientizadas sobre a importância da preservação dos mananciais. A sensibilização foi feita com a utilização de maquete, cartilha, insetário, álbum de fotografias e jogos de tabuleiro. Tudo isso explicado por especialistas da UEM, como Mirtha Amanda Angulo Valência, bióloga e doutora em ecologia, Raniere Clara da Silva Oliveira, mestre em Biologia Comparada, e pela graduanda em Ciências Biológicas, Amanda Lins Cesnik.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Apucarana é a nona cidade da região Norte do Paraná a receber a exposição do projeto, através de uma parceria entre a UEM e a Prefeitura de Apucarana. O prefeito Junior da Femac visitou a amostra, acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, e da fiscal de meio ambiente, Carolina de Cássia Cainelli Oliveira.

Entre as atividades do Projeto SOS Riachos, está a coleta de amostras de água e outros materiais em 18 riachos do Norte do Paraná. “Entre eles estão dois de Apucarana: o Córrego Biguaçu e o Córrego Jaboti que é um dos cursos que forma o lago”, cita Junior da Femac, lembrando que a Prefeitura já mantém um programa de monitoramento da qualidade da água de alguns cursos de água, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O secretário de Meio Ambiente também lembra que o Município realiza um trabalho permanente de preservação das matas ciliares. “Fazemos a distribuição constante de mudas nativas para a recomposição da mata ciliar. Nesta semana, por exemplo, foi feito o plantio de mais de 100 mudas na área de preservação, na região da Mata do Schimidt, onde existe uma nascente”, informa Gentil.

publicidade

Mirtha Amanda Angulo Valência, bióloga e doutora em ecologia pela UEM, afirma que o projeto foi pensado com o objetivo de buscar respostas aos diversos problemas ambientais presentes nas cidades. “Os estudos desenvolvidos já resultaram em dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), duas teses de doutorado e duas dissertações de mestrado”, frisa Mirtha.

O projeto de extensão universitária SOS Riachos é coordenado pela professora e doutora em ecologia, Evanilde Benedito. Desenvolvido pela UEM, a iniciativa tem a parceria do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA), sendo financiado pelo Fundo Paraná e conta ainda com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).


publicidade

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline