MAIS LIDAS
VER TODOS

Aserfa

Projeto quebra monopólio de alguns serviços funerários em Apucarana; entenda

Proposta enviada para a Câmara permite que iniciativa privada assuma a construção de capelas mortuárias e o transporte de falecidos

Da Redação

·
Atualmente, capelas mortuárias são administradas apenas pela Aserfa
Icone Camera Foto por Divulgação
Atualmente, capelas mortuárias são administradas apenas pela Aserfa
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2025, 14:57:57 Editado em 19.09.2025, 14:57:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Câmara de Apucarana vota, na sessão da próxima segunda-feira (22), projeto de lei enviado pelo Executivo que quebra o monopólio de alguns serviços ofertados atualmente pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (Aserfa).

-LEIA MAIS: Prefeitura confirma liminar que suspende cobrança de dívida por 6 meses

continua após publicidade

A proposta traz duas principais mudanças. A primeira acaba com a exclusividade de construção e manutenção de capelas mortuárias na cidade. Hoje, a Aserfa administra cinco locais para essa finalidade no município. A iniciativa permitirá que planos funerários, por exemplo, possam construir suas próprias capelas mortuárias para a realização de velórios.

Outra mudança diz respeito ao fim da exclusividade para o transporte do falecido desde a sede da Aserfa para o local do velório e também até o cemitério para sepultamento. Hoje, o serviço é ofertado somente pelo município.

O diretor-superitendente da Aserfa, José Deco Airton de Araújo, explica que a autarquia continuará tendo a exclusividade para a preparação dos corpos e a gestão dos cemitérios municipais. Segundo ele, o projeto de lei não irá representar perda de arrecadação para o município, mas abrirá espaço para que a iniciativa privada possa cuidar do transporte e construir na cidade suas próprias capelas mortuárias.

continua após publicidade

Na justificativa, a Prefeitura afirma que o projeto de lei visa “tornar mais clara e equilibrada a atuação da autarquia no setor, preservando o interesse público e garantindo maior liberdade de escolha às famílias enlutadas”.

Segundo o município as alterações propostas visam “delimitar de maneira mais precisa as atribuições exclusivas da Aserfa, restringindo-as àquelas de natureza essencialmente pública. “Ao mesmo tempo, busca-se evitar monopólios indevidos ao retirar da esfera de exclusividade atividades que podem ser realizadas de forma satisfatória por empresas privadas, como a construção, manutenção e organização de capelas mortuárias, a preparação para funerais e o transporte do falecido desde a sede da autarquia até os locais autorizados e, posteriormente, até o sepultamento. Com isso, asseguram-se serviços mais acessíveis e de qualidade à população, sem prejuízo à supervisão e à regulamentação municipal”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto quebra monopólio de alguns serviços funerários em Apucarana; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!