Em duas sessões extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (12), a Câmara de Apucarana aprovou seis projetos de lei do Executivo encaminhados em regime de urgência e um do Legislativo. Por decisão do presidente da Casa, vereador Luciano Molina (Agir), a segunda sessão ficou interrompida por cerca de 15 minutos por falta de luz no plenário da Câmara.
-LEIA MAIS: Catedral Nossa Senhora de Lourdes lança concurso de fotografia
A maioria dos projetos do Executivo trata de escrituração de imóveis para empresas beneficiadas pelo Prodea (Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana), além de abertura de crédito adicional e alteração de metas anuais e de prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias).
No pacote, a Câmara aprovou projeto de lei que prorroga por mais dez anos a concessão de uso do Parque da Redenção-Gruta de Nossa Senhora de Lourdes à Mitra Diocesana de Apucarana. De acordo com o projeto, trata-se de uma área de característica ambiental que vem sendo zelada pelo Diocese de Apucarana, mantendo não somente como um espaço de expressão religiosa, como também um local de relevância histórica, cultural e turística que integra o “Roteiro da Fé” do município. Frequentado por moradores de Apucarana e visitantes, conforme a justificativa, o parque tem se destacado na promoção do turismo religioso e na valorização do patrimônio histórico e artístico local.
No encaminhamento do projeto à Câmara, o prefeito Junior da Femac lembra ainda que, além do seu valor religioso, “o Parque da Redenção oferece à população um ambiente de lazer e contato com a natureza, consolidando-se como um espaço de convivência e contemplação. Assim, a prorrogação da concessão reforça a importância de um modelo de cooperação entre o poder público e a instituição religiosa”.
Ainda nesta terça-feira foi aprovado projeto de lei de autoria do vereador Moisés Tavares Domingos (PP), que declara de utilidade pública a Associação de Voleibol de Apucarana (Avoap). A associação foi fundada em 3 de setembro de 2021, com o objetivo de fortalecer a prática do esporte voleibol, socializando os adolescente por meio deste esporte.
Segundo o vereador, a Avoa busca promover jogos em níveis municipal, regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, a fim de alcançar maior preparo dos atletas como profissionais e angariar recursos para investimento na própria associação. Com a oficialização de utilidade pública, a entidade terá condições de buscar recursos governamentais para realização de suas atividades.
Deixe seu comentário sobre: "Projeto permite à Diocese usar Parque da Redenção por mais 10 anos"