Projeto 'Ler é Uma Festa' difunde leitura entre crianças de Apucarana
Iniciativa da professora Miriam Hilário propagada o hábito de ler livros e jornais entre estudantes e famílias da cidade

Iniciativa da professora Miriam Hilário, da Escola Municipal Mateus Leme, em Apucarana (PR), o projeto Ler é Uma Festa desenvolve um processo de incentivo à leitura entre os estudantes e a comunidade. Veja o vídeo no final do texto
📰 LEIA MAIS: Incêndios geram transtornos à população da zona norte de Apucarana
A atividade, que foi apresentada ao público no último sábado (16) durante a Feira do Produtor, no Espaço das Feiras, em Apucarana, visa não apenas fomentar o interesse dos alunos da rede pública municipal pelo hábito da leitura, como também difundir a leitura de livros, jornais e revistas com as famílias dos estudantes.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
"A partir da pesquisa, incluindo o curso cultural de leitura 'Televisando o Futuro', desenvolvi diversas estratégias para trabalhar com as crianças. Surgiu então o projeto Ler é Uma Festa, com o objetivo de apresentar a leitura como algo prazeroso e divertido. Acreditamos que, através da leitura, as crianças podem se divertir, conhecer novos personagens e ampliar seus horizontes, estimulando a imaginação, o desenvolvimento do vocabulário e aprimorando a produção textual", destaca a professora Miriam Hilário.

A atividade já apresenta bons resultados. Um destaque é a parceria que Miriam desenvolveu com o jornal Tribuna do Norte, onde diariamente a sala de aula recebe um exemplar da publicação diária, onde as crianças fazem a leitura, além de levarem para casa o conhecimento para compartilhar com a família.
"Desde o início do projeto, observamos melhorias significativas na criatividade e no prazer pela leitura dos alunos. O envolvimento com materiais como jornais, que meu pai, um leitor assíduo, sempre me incentivou a ler, tem sido muito útil", pontua a professora.

Durante a Feira do Produtor do último sábado, a professora levou a sala de aula até a comunidade. Na atividade, os estudantes realizaram entrevistas com pessoas que passaram pelo local, incluindo autoridades como o presidente da Câmara de Vereadores Danylo Acioli, o vereador Dr. Odarlone e a vereadora Eliana Rocha.
"O projeto atualmente envolve entrevistas e conversas com a comunidade sobre leitura, como as que realizamos aqui. O processo, no entanto, começa em sala de aula com as leituras regulares de livros da biblioteca. Além disso, procuramos trazer outros tipos de leitura, como as relacionadas ao mundo, incluindo temas como educação financeira e emocional, visitas a mercados e participação em feiras culturais", destaca a professora Miriam.
"Coletamos materiais e incentivamos as crianças a participar de leituras diversificadas, que vão além da sala de aula, para que aprendam a interpretar o mundo e interagir com a comunidade. O objetivo de participar desta feira é demonstrar que a leitura não se restringe ao ambiente escolar, mas é uma ferramenta para compreender o mundo, promover a interação social e a participação em eventos culturais como este", completou Miriam Hilário.
Para conhecer o projeto e ver as entrevistas realizadas pelos estudantes, acesso o Instagram @lereumafesta
Assista o vídeo
tnonline