MAIS LIDAS
VER TODOS

“Almofada de Amor”

Projeto de prevenção ao câncer de mama realiza oficina em Apucarana

A iniciativa, que integra a programação do Mês da Mulher, reuniu alunas dos cursos profissionalizantes de costura criativa e costura moda infantil

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.03.2024, 17:49:24 Editado em 13.03.2024, 17:49:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação de Mulheres Corretoras de Imóveis de Londrina (AMCIL), em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, através do Centro de Oficinas da Mulher (COM), realizou nesta quarta-feira (13/03) uma oficina de confecção de almofadas de tecido em formato de coração, a “almofada de amor”.

continua após publicidade

A iniciativa, que integra a programação do Mês da Mulher, reuniu alunas dos cursos profissionalizantes de costura criativa e costura moda infantil para serem multiplicadoras do aprendizado, que tem como foco atender mulheres que passaram pela cirurgia de remoção da mama devido à ocorrência de câncer, a mastectomia. Segundo explica a secretária da Semaf, Denise Canesin, a almofada em formato de coração é ergonomicamente confortável para o apoio do braço durante o processo de recuperação pós-operatório. “A AMCIL realiza um trabalho magnífico em defesa das mulheres, um grupo sempre atuante pelos direitos e contra a violência e o assédio, e que soma diversos trabalhos sociais importantes como é o Projeto Almofadas de Amor”, assinalou a secretária, agradecendo ao grupo por estar em Apucarana em atendimento a convite formalizado pelo prefeito Júnior da Femac.

- LEIA MAIS: Moradores aprovam recape na Rua Rafael Sorpile em Apucarana

continua após publicidade

Para repassar o conhecimento estiveram em Apucarana a presidente da AMCIL, Jeanete Vargas, a vice-presidente e delegada-adjunta ao CRECI, Suely Magalhães, Genice Lopes e Inês Pantano. “Agradecemos a este convite da Prefeitura de Apucarana para estarmos realizando esta oficina de multiplicação. Uma iniciativa que já desenvolvemos há 10 anos e que já alcançou vários municípios, contribuindo para salvar vidas e também, através das almofadas confeccionadas, aliviar o sofrimento de quem precisa retirar a mama”, explicou Jeanete Vargas, presidente da AMCIL.

Ela explica que além da transmissão das técnicas de fabricação, na oficina em Apucarana também foi repassado o molde padrão. “Não é uma almofada pura e simples. Trata-se de um trabalho elaborado e aprovado pela parte médica, com tamanho, tecido e pesos específicos, ergonomicamente apropriado para a recuperação pós-mastectomia. Estamos muito orgulhosas em poder compartilhar o projeto em Apucarana, muitas almofadas de amor (em formato de coração) foram feitas durante a oficina, novas semeadoras que com certeza vão fazer com que mais vidas sejam salvas”, disse Jeanete.

Além da almofada de apoio para o braço, ela relata que o projeto também contempla um formato menor voltado à prevenção. “Um “coraçãozinho” que tem uma pérola dentro, simulando um nódulo, que a mulher tem a oportunidade de apalpar e então ter esse sentimento de achar, de modo figurativo, um possível tumor. Algo que visa incentivar a importância do autoexame, de que o câncer de mama tem cura, mas que é fundamental que o tumor seja identificado o quanto antes, evitando a metástase, que é quando o mal se espalha pelo corpo”, observou a presidente da AMCIL

continua após publicidade

O projeto baseado em Londrina tem como inspiração conhecimento assimilado através de iniciativa da Secretaria de Saúde de Joinville (SC). “A “Almofada de Amor” da AMCIL atua em parceria com empresas e voluntários que doam os materiais, e as almofadas são doadas são para o HCL (Hospital do Câncer de Londrina) e Tok de Amor, que é uma entidade que acolhe as pacientes e seus familiares”, complementa Suely Guimarães, vice-presidente da AMCIL.

Em Apucarana, as doações de tecidos e outros materiais necessários à fabricação da almofada de amor devem ser encaminhados para o Centro de Oficinas da Mulher, que fica à Rua Castro Alves, 335, Jardim América. Mais informações pelo telefone 3308-1413.

Como é a Almofada de Amor – Para a confecção das almofadas são usados tecidos macios 100% algodão, e no enchimento fibra antialérgica, linha e agulha. Por ser ergonômica e para um melhor conforto, as almofadas têm um tamanho de 55 cm de altura e 45 cm de largura e o peso de 140 gramas, pesado em balança de precisão.

Elas devem ser confortáveis, ajustáveis e fáceis de lavar. Isso garante que as almofadas atendam às necessidades reais, que são: apoiar o braço, aliviar as dores e a dormência do pós-cirúrgico, reduzir o inchaço linfático provocado pela cirurgia, diminuir a tensão nos ombros e, quando usada debaixo do cinto de segurança do carro, proteger de eventuais golpes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto de prevenção ao câncer de mama realiza oficina em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!