Projeto de lei torna Catedral de Apucarana Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Projeto, protocolado pelo vereador Lucas Leugi, destaca a relevância histórica e artística que a Catedral exerce sobre a comunidade local
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um projeto de lei apresentado pelo vereador Lucas Leugi (PSD) quer garantir a preservação histórica da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana. A proposta visa reconhecer a igreja como Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Apucarana.
-LEIA MAIS: Vereador protocola projetos para reconhecer patrimônios históricos em Apucarana
O projeto, protocolado na Câmara nesta quinta-feira (29), destaca a relevância histórica e artística que a Catedral exerce sobre a comunidade local.
De acordo com o texto do projeto, o reconhecimento abrange não apenas a edificação principal, mas todo o seu conjunto simbólico, incluindo elementos arquitetônicos (fachadas, torres, cobertura e estruturas), acervo artístico (altares, vitrais, imagens sacras e obras de arte integradas ao espaço) e dimensão imaterial (tradições, celebrações e manifestações de fé que fazem parte do cotidiano dos apucaranenses).
Na justificativa do projeto, o vereador Lucas Leugi destaca que a Catedral é um dos principais marcos urbanos e espirituais da cidade, integrando a memória coletiva da população.
"O reconhecimento como patrimônio cultural material e imaterial visa assegurar a preservação, valorização e proteção da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, garantindo que futuras intervenções respeitem suas características originais e seu significado histórico, cultural e religioso, sem prejuízo de sua plena utilização como espaço de culto e convivência comunitária.", afirma o parlamentar no texto.
O projeto segue agora para análise das comissões da Câmara antes de ser votado em plenário pelos demais vereadores.
Este é o quinto projeto procolado pelo vereador visando a preservação histórica de espaços da cidade. As outras quatro propostas anteriores abrangem o Complexo da Estação Ferroviária, a Praça 28 de Janeiro, o monumento a Nossa Senhora de Lourdes e o muro com letreiro da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) na Avenida Governador Roberto da Silveira.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline