MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Programas de Residência em Saúde de Apucarana promovem encontro

Realizado nesta quinta-feira (27) o encontro integrativo com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Santos Dumont

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2023, 14:02:54 Editado em 28.07.2023, 14:02:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os Programas de Residência em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, com a participação do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou nesta quinta-feira um encontro integrativo com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Santos Dumont.

continua após publicidade

Tendo como tema “Saúde da População Negra – a interface da saúde e o contexto sócio, histórico e cultural”, o evento contou com parcerias dos movimentos sociais Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS), Diversidade – Cultura Plural, Mulheres Negras de Apucarana, e Batalha dos Tubarões.

- LEIA MAIS: Audiência pública vai debater situação dos moradores de rua

continua após publicidade

Na programação do encontro foram realizadas três palestras: Adevanir Pinheiro, com doutorado em Ciências Sociais, abordou a “Trajetória histórico-cultural da população negra e contexto de exclusão e de opressão”. A psicóloga Mara Prates falou sobre o tema “Saúde mental da população negra: uma perspectiva não institucional”. Já fala do poeta e ativista da pauta racial, Henrique Nogueira foi sobre o “Cuidado em saúde e expressão cultural da população negra”.

Citando que dados estatísticos do IBGE (2022) registram que a população auto-declarada negra (pretos e pardos) no Brasil, ultrapassa 55% dos habitantes do país, a tutora-docente nos Programas de Residência em Saúde da AMS, cirurgiã dentista Adriana Palu, destaca que parte significativa dessa população, apresenta condições de alta vulnerabilidade social e econômica. “Devido a não inclusão à cidadania após a abolição, foram mantidos à margem da sociedade, sem emprego, moradia, educação, acesso à saúde entre outros direitos fundamentais. Soma-se a isso o sofrimento provocado pelo racismo institucional, o que dificulta ainda mais o acesso a serviços de saúde de forma qualificada”, afirma Adriana.

Além dos alunos do Colégio Santos Dumont, o público do evento foi formado por profissionais residentes da AMS e convidados.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Programas de Residência em Saúde de Apucarana promovem encontro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!