Professora da rede municipal de Apucarana conquista prêmio nacional por projeto ambiental e social
O prêmio, que neste ano teve como tema “Diversidade que Soma, Cooperação que Multiplica”
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A professora da rede municipal de Apucarana Gislaine Andrade Ockner foi uma das vencedoras do Prêmio Cooperar para Transformar, na categoria Educador Transformador, edição de 2025. O prêmio, que neste ano teve como tema “Diversidade que Soma, Cooperação que Multiplica”, é promovido pelo Instituto Sicoob visando reconhecer indivíduos que, por meio da cultura cooperativista, promovem o desenvolvimento sustentável em suas comunidades, dentro e fora da sala de aula.
A edição de 2025 do “Cooperar para Transformar” contou com 1.817 inscrições e um processo de seleção criterioso. Como prêmio, a educadora apucaranense participa nesta quarta-feira (14), em Brasília, de um evento educacional especial patrocinado pela cooperativa e noite de premiação. Segundo relata o prefeito Rodolfo Mota, o trabalho da professora Gislaine consistiu em apresentar em sala de aula, vídeos, gráficos e documentários sobre a COP 30 e seus objetivos, as mudanças climáticas, o uso indiscriminado de plástico e a nocividade do micro plástico.
“Ela movimentou os estudantes a trazerem para um ponto de coleta na escola, tampinhas de garrafas pet, de shampoo, condicionador, detergente e outras embalagens. Os alunos, famílias e toda a comunidade escolar abraçaram o projeto e tudo o que foi arrecadado foi enviado a projeto social que troca as tampinhas por cadeiras de rodas, cadeiras de banho, botas ortopédicas e outros acessórios de locomoção. Uma iniciativa transformadora, por isso parabenizo a professora por este projeto de grande impacto pedagógico e social, que prepara as novas gerações para um futuro mais colaborativo, justo e solidário”, disse o prefeito Rodolfo Mota.
A secretária municipal da Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, também parabenizou a educadora. “A conquista da professora Gislaine reflete o compromisso da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana com o incentivo, apoio e valorização dos profissionais da educação, bem como com o fortalecimento de projetos pedagógicos inovadores que promovem impacto positivo dentro e fora da sala de aula”, diz a secretária.
Ela frisa que com o empenho, sensibilidade e dedicação, “a professora Gislaine leva o nome de Apucarana para todo o Brasil, evidenciando que investir em educação transforma realidades e inspira novas práticas”. “Ela conduziu um projeto com muito amor e competência e é merecedora do prêmio”, frisa professora Ana Paula.
Além do lado ambiental e social da iniciativa pedagógica, a secretária conta que cada sala de aula recebeu um coletor que foi providenciado de maneira sustentável para que os estudantes colocassem as tampinhas retiradas do meio ambiente. “Então também encontramos no projeto o viés da saúde pública, uma vez que ao serem retirados do meio ambiente e terem a destinação adequada, elimina-se a possibilidade de consequências graves de poluição e também da proliferação do mosquito transmissor da dengue”, conclui a secretária municipal da Educação.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline