Produtora de Apucarana vence Concurso Café Qualidade 2025
Representantes de Jandaia do Sul e Ivaiporã também foram premiados entre os melhores do estado
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A cafeicultura do Vale do Ivaí confirmou sua excelência e protagonismo no cenário estadual nesta terça-feira (25). Durante a cerimônia de encerramento do 23º Concurso Café Qualidade Paraná, realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a produtora Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana, foi consagrada a grande campeã na categoria natural.
-LEIA MAIS: Confira os falecimentos desta quarta-feira (26) em Apucarana
O evento, que reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades, pesquisadores e especialistas, celebrou a qualidade técnica dos grãos produzidos no estado. Além da vitória expressiva de Apucarana, a região teve outros motivos para comemorar: Valdeci Navarro, de Jandaia do Sul, conquistou a 5ª colocação na categoria natural, e Natalina Bovo Bretan, de Ivaiporã, foi laureada com o 1º Lugar Regional.
A competição, promovida pela Câmara Setorial do Café do Paraná, é considerada a terceira maior do gênero no Brasil. Nesta edição, foram avaliadas mais de 100 amostras. O processo de seleção envolveu rigorosas análises físicas e sensoriais, conduzidas por extensionistas do IDR-Paraná e provadores com certificação internacional, avaliando atributos como aroma, doçura, acidez e corpo da bebida.
O vice-governador Darci Piana, presente na solenidade, enfatizou a importância histórica e econômica da atividade. “O Paraná já foi o maior produtor de café do país. Hoje, somos o sexto em volume, mas continuamos produzindo um café de qualidade superior, e aqui estão os melhores produtores do Estado”, afirmou Piana.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, o desempenho dos produtores paranaenses reflete uma mudança estratégica no setor: a busca pela verticalização e pela qualidade em detrimento apenas da quantidade. “O produtor achou um caminho através da qualidade do café para agregar valor. O governo tem incentivado essa diversificação, garantindo alta rentabilidade e sustentabilidade”, destacou o secretário.
O presidente interino da Faep, Ágide Eduardo Meneguette, reforçou que o clima e o terroir do Paraná — com noites frias e dias quentes típicos de regiões próximas ao Trópico de Capricórnio — favorecem uma maturação mais lenta dos grãos, resultando em características sensoriais únicas que conquistam o mercado nacional.
Premiação
Os vencedores até o quinto lugar receberam premiações em dinheiro baseadas na cotação da saca na B3, com acréscimo de 50%. Além disso, os campeões regionais, como a representante de Ivaiporã, receberam um prêmio de R$ 4 mil.
Confira abaixo a lista dos principais vencedores:
Categoria Café Natural
• 1° Lugar: Flávia Guimarães da Silva Rosa - Apucarana
• 2º Lugar: Carlos Alexandre Siqueira - São Jerônimo da Serra
• 3º Lugar: Henrique Alfredo de Freitas Sebode - Tomazina
• 4° Lugar: Rosineia Barbosa Serpeloni - Londrina
• 5º Lugar: Valdeci Navarro - Jandaia do Sul
Categoria Cereja Descascado
• 1° Lugar: Sirlene Soares dos Santos Souza - Pinhalão
• 2° Lugar: Flavia Garcia Mureb Jacob Saldanha Rodrigues - Jacarezinho
• 3° Lugar: Eloir Inocencia Nogueira de Souza - Tomazina
• 4° Lugar: Julio Cezar Barros - São Jerônimo da Serra
• 5° Lugar: Giovana da Silva Souza - Pinhalão
Destaques Regionais (1º Lugar)
• Natalina Bovo Bretan - Ivaiporã
• Fernando Lopes - Maringá
• José Aparecido Sanches - Cianorte
• Celina Aparecida Campana de Oliveira - Toledo
• Aparecida de Oliveira Saboré Lopes - Cascavel
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline