Prefeitura se pronuncia após confusão na fila de cadastro para casas em Apucarana
Briga generalizada chamou a atenção durante cadastramento do programa Minha Casa Minha Vida Entidades
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura de Apucarana divulgou nota nesta terça-feira (20) para esclarecer que o cadastramento realizado por uma entidade para um futuro projeto habitacional no município não tem relação com a administração municipal. O posicionamento ocorre após registros de filas, reclamações e uma briga entre mulheres durante o chamamento público promovido pela União dos Mutuários e Moradores de Apucarana e Região (Ummar).
📰 LEIA MAIS: Mulheres brigam em fila de cadastro habitacional em Apucarana; longas filas geram reclamações
Na nota, a Prefeitura informa que o cadastramento faz parte de um trabalho conduzido exclusivamente pela Ummar, com o objetivo de pleitear unidades habitacionais por meio do Programa Minha Casa Entidades, conforme edital publicado. O município afirma ainda que, embora existam tratativas com a entidade para destinação de área e construção de moradias, a ação desta terça-feira não contou com participação da Prefeitura.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Nota da prefeitura
“A Prefeitura de Apucarana esclarece que o cadastramento realizado na data de hoje (20/01) faz parte de um trabalho conduzido pela UMMAR – União dos Mutuários e Moradores de Apucarana e Região, com a finalidade de pleitear unidades habitacionais por meio do Programa Minha Casa Entidades, conforme edital publicado.
A UMMAR mantém tratativas com o município para a destinação de área e a construção de moradias. No entanto, a despeito dessas tratativas, o processo ocorrido nesta terça-feira não possui qualquer relação com a Prefeitura de Apucarana, tendo sido uma iniciativa exclusiva da própria entidade.
Sempre que houver a abertura de programas, ações ou cadastros na área de habitação de interesse social, a população será comunicada exclusivamente pelos canais institucionais oficiais, com ampla divulgação e orientações à comunidade.
A Prefeitura de Apucarana permanece à disposição para esclarecimentos, presencialmente no Paço Municipal ou pelo telefone (43) 3422-4000.
Prefeitura Municipal de Apucarana.”
Briga na fila do cadastro
Vídeos que circularam nas redes sociais nesta terça-feira mostram uma briga envolvendo pelo menos quatro mulheres que aguardavam na fila do cadastro organizado pela Ummar. As inscrições ocorrem na Rua Tamandaré, ao lado do antigo Banco Sicredi. A demora no atendimento gerou reclamações, com a fila chegando a dobrar o quarteirão. A entidade informou que todas as pessoas que chegaram até as 16h seriam atendidas.
Segundo apuração do TNOnline, a confusão teria começado após uma mulher tentar furar a fila. Centenas de pessoas aguardaram desde o início da manhã, muitas sob sol forte. Entre os presentes havia mulheres, idosos e crianças.
Moradores relataram falta de estrutura e lentidão no atendimento. O autônomo Marcos Minoti Magri, 63, afirmou que havia poucas pessoas atendendo. Já o cadeirante Rian Robert Freitas, 23, disse que não conseguiu se cadastrar por não saber que precisava apresentar cópias físicas dos documentos. Ele esteve no local acompanhado da vizinha Jéssica de Santos Silva, 30, que também tenta participar do projeto habitacional.
A cooperada da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), Lucy Meire Aparecida Braga, 43 anos, relatou que esta é a sexta tentativa de conseguir uma casa. Segundo ela, durante a espera houve discussão entre pessoas na fila e um homem passou mal, sendo atendido pelo Samu.
Conforme o edital do chamamento, podem participar pessoas e famílias que comprovem necessidade de moradia e renda familiar bruta mensal de até R$ 2.850. É exigido residir em Apucarana, estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e não possuir débitos com bancos estatais. Mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade têm prioridade.
Mulheres brigam em fila de cadastro habitacional em Apucarana; longas filas geram reclamações.Vídeos que circulam nas redes sociais nesta terça-feira (20) mo... TNOnline TV
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline