Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Prefeitura muda texto de projeto de lei que terceiriza novo hospital

Mudança ocorre após recomendação do MP de suspender votação na Câmara; substituto foi incluído na pauta e vai ao plenário nesta sexta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura muda texto de projeto de lei que terceiriza novo hospital
Autor Projeto de novo hospital em construção na Rua Miguel Simião - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Apucarana enviou, no início da tarde desta sexta-feira (17), um substitutivo ao Projeto de Lei n.º 044/2024, que autoriza o município a celebrar Contrato de Concessão de Uso do Hospital Municipal de Apucarana (H.A.). As alterações ocorrem após a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apucarana emitir uma recomendação administrativa que pede a suspensão imediata da tramitação e votação da matéria. O texto segue na pauta de votações da sessão extraordinária da Casa, prevista para começar às 15 horas.

- LEIA MAIS: Ainda em obras, projeto prevê terceirização do Hospital de Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O substitutivo faz quatro mudanças centrais. A principal retira do projeto de lei a possibilidade de celebrar, nas mesmas condições desta lei, contrato de concessão de uso de imóveis destinados às Unidades de Pronto Atendimento da cidade - a atual e a próxima que será construída.

Outra alteração é a inclusão do parágrafo único no artigo 3º, que determina que a "concessionária deverá adquirir todos os equipamentos, mobiliários, utensílios, insumos e demais bem móveis necessários para a prestação dos serviços". No texto anterior, estava previsto que a empresa poderia usar a estrutura do município.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A terceira mudança diz que o os "encargos, modalidade e obrigações relativas à concessão de uso serão estabelecidas no Edital de Licitação e no respectivo contrato, após a consulta ao Conselho Municipal de Saúde".

Por fim, o novo projeto de lei estabelece a obrigatoriedade de audiência pública e consulta ao Conselho Municipal de Saúde "dentro do prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, contados da sanção da presente Lei".

O H.A. está sendo construído na Rua Miguel Simião, nas antigas instalações da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O investimento inicial previsto era superior a R$ 18 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REPRESENTAÇÃO

Pela manhã, a promotora Fernanda Lacerda Trevisan Silvério informou ao TNOnline que recomendou à Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana a suspensão até a conclusão do Procedimento Administrativo instaurado pela 2ª Promotoria.

“Recomendamos a suspensão imediata do trâmite desse projeto até a conclusão do nosso procedimento administrativo, tendo em vista que recebemos a denúncia e foi constatado que não houve discussão com o Conselho Municipal de Saúde nem audiências públicas sobre essa medida que visa a terceirização”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto que o Ministério Público deve investigar, segundo a promotora, são os serviços elencados no contrato de concessão de uso, que prevê atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também de convênio aos servidores públicos.

“Algo que também precisa ser esclarecido para a sociedade é de que há a previsão de que a empresa que ganhar a concessão deve não apenas atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde, mas também a um convênio de atendimento aos servidores públicos. Precisamos entender o porquê disso”, afirma.

Outro ponto que embasa a recomendação para suspensão da votação é que o projeto foi apresentado em caráter de urgência pelo Executivo Municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O projeto em questão também foi apresentado para análise e votação em regime de urgência, algo que também temos que analisar”, salienta.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline